z35W7z4v9z8w Dicas Para um Cronograma Capilar Econômico - Hidratação - Um toque de framboesa

Dicas Para um Cronograma Capilar Econômico - Hidratação

Hoje o post é pra ajudar quem quer seguir o Cronograma Capilar de modo eficiente, mas sem gastar muito dinheiro. Vou dar dicas de produtos baratinhos para hidratação que já usei e recomendo, preferencialmente aqueles produtos que não contenham petrolatos (paraffinum liquidum, mineral oil, isoparaffin), pois estes não tratam verdadeiramente o cabelo, é como se oferecessem apenas uma "maquiagem", e com tempo se acumulam nos fios, impedindo a absorção de nutrientes).

Além dos produtos recomendados, você vai ter também receitas de máscaras caseiras e que são muito eficazes! Para o post não ficar muito longo, vou dividir as três fases em posts diferentes: Hidratação, Nutrição e Reconstrução, e lembrando que já falei sobre o Cronograma Capilar e expliquei bem direitinho aqui.

dicas de produtos baratos para hidratação
Imagem: Pixabay
A Hidratação é a fase do cronograma responsável pela reposição de água nos fios, perdida tanto por processos mecânicos (chapinha, secador), químicos (descoloração, tinturas, e etc) e, mesmo que muita gente não saiba e ache que cabelo natural tecnicamente é sempre saudável, a água dos fios se perde até mesmo pela simples exposição ao sol (pessoas que moram em regiões muito quentes, devem ter mais cuidado com esse fator).

Para uma hidratação baratinha e eficaz que você mesma (o) pode fazer em casa sem gastar muito, eu indico os produtos e receitas caseiras a seguir, que são os melhores para o meu cabelo, que é cacheado-meio-ondulado e, no momento em que escrevo esse post, cheio de tinta de farmácia rsrs

Dicas para hidratação baratinha
Produtos baratinhos favoritos para Hidratação capilar. P.s.: Clique para saber mais caso você
esteja no Pinterest.

Yamasterol


Muito provavelmente você já ouviu falar na internet sobre esse creme, de embalagem tão simples e humilde, tão subestimado, mas que é tãão bom para o cabelo, principalmente para cacheadas, meus cachos adoram Yamasterol <3

Embora existam Yamasterol de vários tipos (o 'branco', o 'amarelo', de argan e etc), eu gosto mais do amarelo (o que coloquei na imagem do post) pois o branco não deu muito certo com o meu cabelo e os outros eu nunca testei.

Eu uso ele puro para hidratação e funciona, mas quando quero algo mais potente, misturo ingredientes caseiros como babosa, mel e gel de linhaça,  ou coisas baratinhas como glicerina e ampolas de farmácia, daquelas mais baratinhas mesmo (que aqui é difícil achar sem petrolatos, mas quando acho eu sempre compro hehe). Muita gente também usa com Bepantol, mas eu ainda não usei assim. É item indispensável para quem quer uma hidratação com produtos baratinhos e eficazes.

Kanechom

Outro creme de hidratação super baratinho (aqui onde eu moro custa menos de 5 reais o pote de 1 quilo =D ), hidrata bem quando usado puro (principalmente o de argan, azul claro da tampa laranja), mas eu prefiro potencializar para ficar ainda melhor e não ter erro com o tratamento.

O Kanechom é excelente como creme de base pois possui poucos ingredientes, o que ajuda a ter menos interferência dos ingredientes do creme sobre os produtos que você vai acrescentar nele. Na imagem eu coloquei a foto do Kanechom de babosa pois é o melhor para o meu cabelo, mas existem tantos tipos que você pode escolher o que dá mais certo com o seu cabelo.


Babosa

Já que eu falei acima sobre misturar babosa ao Yamasterol para potencializar a hidratação, agora vou explicar como utilizá-la pura nos cabelos, assim como eu uso. Para isso, eu retiro as folhas de babosa direto do pé em quantidade suficiente para o meu cabelo, corto os espinho e retiro a casca (a casca deve ser retirada pois contém substâncias potencialmente alergênicas, eu mesma tive reação alérgica ao usar a babosa com casca .-. ).

Em seguida, bato no liquidificador para não deixar pedacinhos de babosa, que são chatíssimos de tirar do cabelo (se for usar a babosa com casca, tem que passar por um coador depois de bater, pois fica cheia de pedacinhos inevitavelmente), então eu misturo bem em um creme base como Yamasterol ou Kanechom, aplico nos cabelos e deixo de 20 minutos a meia hora  (às vezes esqueço e deixo mais tempo ainda hihi).

Meus cachos adoram babosa, é o melhor ingrediente de hidratação para mim. E o melhor é que é baratinho e natural, tudo de bom!

Gel de Linhaça

Outra dica de ouro para hidratação capilar, especialmente para cacheadas, o gelzinho de linhaça é bem simples de preparar: esquente no fogo a quantidade equivalente a um copo de água e acrescente 1 colher de sopa de semente de linhaça (indico a linhaça dourada, pois não possui cheiro tão forte), deixe por 5 minutos, ou até ferver, e separe a parte líquida das sementes com um coador. Espere esfriar e use no cabelo misturado a um creme base. Já vi recomendando usar também como spray para brilho, mas nunca testei.

Glicerina

A glicerina é excelente para hidratação, mas é mais chatinha de usar por causa de certas condições, tais como:

  • Não utilizar em dias com baixa umidade do ar (umidade abaixo de 50%), pois aí ela vai ressecar o cabelo ao invés de hidratar, já que não vai  retirar umidade do ambiente, mas sim do seu cabelo e transferir para o ambiente externo.

  • Utilizar sempre com touca.

  • Utilizar somente o equivalente a meia tampinha do produto misturado no creme-base.

No post sobre o Cronograma Capilar tem a tabela com os ingredientes que são indicados para hidratação. Listei aqui os produtos naturais e industrializados que eu mais gosto e que mais dão resultados no meu cabelo. Tem gente que adora hidratar com Bepantol, Monovin A, açúcar (não indicado para cabelos finos, por correr o risco de afinar ainda mais os fios, pelo atrito destes com os grãos do açúcar), maisena, extratos glicólicos, dentre vários outros ingredientes hidratantes.

Espero que tenha gostado do post, e até o próximo!


Veja também: