z35W7z4v9z8w Livro da Semana: O Hobbit - Um toque de framboesa

Livro da Semana: O Hobbit

E hoje, finalmente, posto aqui no blog a minha primeira resenha sobre livro. E a resenha de hoje é sobre uma história muito conhecida, graças à trilogia de filmes lançada por Peter Jackson recentemente. Nem acredito que um livro tão pequeno rendeu 3 filmes '-' mas vou focar na resenha sobre o livro, embora seja inevitável a comparação com os filmes! haha

resenha do livro o hobbit
Sobrecapa da primeira edição do livro.

Um pouco sobre J. R. R. Tolkien

Primeiramente, acho importante falar sobre o autor dessa obra prima, um dos meus autores preferidos, Tolkien, gênio da literatura e mestre da criatividade! <3
J. R. R. Tolkien nasceu em 3 de janeiro do ano de 1892. Teve uma longa e ilustre carreira acadêmica, porém se tornou mais conhecido por suas extraordinárias obras de ficção, O Hobbit, O Senhor dos AnéisO Silmarillion. Em 1972, Tolkien foi agraciado com os títulos de Comendador do Império Britânico e de Doutor honoris causa em Letras pela Oxford University. Seus Livros foram traduzidos para mais de 30 idiomas e venderam mais de 50 milhões de exemplares no mundo todo. Tolkien faleceu em 2 de setembro de 1973, aos 81 anos. 
           Fonte: marca-página do meu livro xD
Você pode ver também resenha de outros livros de Tolkien aqui (Mestre Gil de Ham) e aqui (Roverandom).

O que a diz contracapa do livro O Hobbit

A sinopse disponível na contracapa do livro diz:
Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!
resenha sobre o livro o hobbit

O que achei do livro

Para mim, esse livro é excelente e de fácil entendimento, já que foi escrito por Tolkien para os filhos dele, como uma história infantil. O livro foi publicado em 1937, e faz sucesso até hoje, o que se percebe pela recente trilogia de filmes lançada com o mesmo nome.

Considero uma leitura que realmente vale a pena, seja para passar o tempo ou para entender melhor alguns acontecimentos em O Senhor dos Anéis, já que O Hobbit se configura como uma história antecedente em que fatos importantes são relatados com mais detalhes, por exemplo, como Bilbo encontrou Gollum (Smeagle) e o anel de Sauron, apresentação de personagens como Balin, um dos anões, dentre outros.

É uma boa leitura de passatempo por se tratar de uma história simples, muito interessante, super bem elaborada, o que contribui para tornar a leitura leve, agradável e longe de ser tediosa rsrs Os personagens são envolventes, engraçados não raras vezes e a expectativa e apreensão com relação aos orcs confere um certo suspense ao livro e aumentam o interessa na história (pelo menos eu me sentia assim), dentre outros fatores.

O que achei do filme O Hobbit

Bem, já adianto que, como sou chata com adaptações de livros para filmes (sendo sincera, não gosto disso, minha paixão pela saga Harry Potter, por exemplo, acabou assim - pelo menos esse foi o principal motivo), pode ser que minha "avaliação" seja meio rigorosa, apesar desse filme ter me surpreendido por ser a adaptação mais fiel *que eu já vi* (lembrando que estou relatando do meu ponto de vista, com base em minhas experiências e opiniões).

Considero os filmes bons, com reprodução bem parecida no caso das paisagens descritas no livro e personagens presentes na obra bem interpretados e caracterizados. Há os personagens "intrusos", que não foram nem citados no livro (como Légolas, que ainda por cima teve muito destaque), muita participação de personagens que foram somente citados (como Galadriel, e que em um dos filmes ainda deixou uma sugestão de "romance" subentendida com Gandalf, e quem leu O Silmarillion sabe que isso nem é possível), e a inserção de uma personagem nada querida por parte de muitos fãs do universo Tolkien, Tauriel, o que não é *exatamente* o meu caso (não sou muito fã dela), porém muitos fãs das obras de Tolkien criaram até mesmo páginas na internet para expressar a indignação com a inserção dela, que não foi criada por Tolkien.

Não me importei tanto com a aparição de Tauriel, mas me importei, e muito, com o romance dela com um dos anões, que eu achei completamente desnecessário. Fora isso, não acho que ela "atrapalhou" significativamente a história, já que, tratando-se de *adaptações*, sempre terão mudanças.

Resumindo e olhando de modo geral, gostei dos filmes da trilogia O Hobbit, na minha opinião eles ficaram bons e vale a pena assisti-los.
resenha sobre o livro o hobbit e comparação com o filme
Edição do livro com capa com um dos pôsteres do filme.
poster do filme o hobbit e resenha do livro
A polêmica personagem Tauriel.
resenha do livro O Hobbit e comparação com o filme
Poster do filme com todos os anões.
Enfim, simplesmente adoro esse livro do O Hobbit e gosto dele muito mais do que gosto dos filmes (como quase sempre acontece quando lançam o filme de algum livro que eu gosto rsrs), e recomendo fortemente a leitura!

Até a próxima resenha, e comente a vontade sua opinião, suas impressões sobre o livro e o filme, será um prazer ver seu comentário! =)

Para comprar o livro, basta clicar no link abaixo: