4/10/2015

Dicas para um Cronograma Capilar econômico: Reconstrução

O post de hoje é o último da série "Dicas Para um Cronograma Capilar Econômico" (vocês podem conferir os posts sobre Nutrição aqui e sobre Hidratação aqui), onde dou dicas de produtos baratinhos para cada fase do Cronograma Capilar, e vou listar dicas de produtos baratinhos para Reconstrução. Como não conheço receitas caseiras para esta etapa do Cronograma Capilar, vou falar sobre os produtos que uso ou já usei e que possuem preço mais em conta. São poucos pois, como a reconstrução é a fase menos frequente (atualmente faço 1 vez ao mês), não compro muita coisa.
Dicas de produtos baratinhos para reconstrução capilar
Imagem: Pixabay
A reconstrução é a fase do Cronograma Capilar responsável pela reposição de queratina e/ou seus aminoácidos nos fios (veja mais sobre isso aqui), a fim de restaurar a estrutura do cabelo. Processos agressivos como descoloração, tintura com amônia, relaxamento e alguns tipos de progressivas, ou até maus cuidados com cabelos, mesmo que naturais, retiram nutrientes dos fios e os deixam profundamente danificados, sendo a reconstrução, portanto, necessária para a restauração capilar.

Produtos baratinhos para reconstrução capilar
Produtos mais em conta para Reconstrução capilar que eu já testei. P.s.: Clique para saber mais caso você esteja pelo Pinterest.

Queratina Líquida

É o que eu uso atualmente, e uma quantidade equivalente a uma colher de chá (5ml) misturada a um creme base é o bastante. Ou então pode-se borrifar diretamente nos fios, deixar alguns minutos (no máximo 10) e aplicar um creme por cima, deixando mais 10 minutos.

No meu cabelo a queratina misturada no creme dá mais resultado, e é assim que faço a reconstrução atualmente. Estou usando a queratina líquida da Niely Gold (1), adoro pelo custo-benefício, realmente ajudou muito na recuperação do meu cabelo, e geralmente custa cerca de 7 reais por aqui. Essa queratina tem um cheiro tão bom, parece perfume, pena que não fica no cabelo. :/

Uma queratina muito famosa é a da Bio Extratus (2), também já usei, mas com essa tem que ter o cuidado a mais de diluir antes de usar, por ser muito concentrada. É mais eficiente do que a queratina líquida da Niely, mas também é mais cara, custa cerca de 20 reais. Não uso mais porque a da Niely já trata meu cabelo o bastante, e também porque odeio o cheiro esquisito que ela tem, só voltarei a usar em caso de necessidade de um produto mais potente.

Obs: lembre-se que queratina em excesso danifica o cabelo, causa quebra, ou seja, ao invés de ajudar, só piora o problema, por isso, use a queratina com cuidado, moderadamente.

Creme Shitake Plus Bio Extratus

Esse creme é muito bom! Pena que tem petrolatos :/ mas ainda uso às vezes, bem raramente, porque como uso shampoo anti-resíduos uma vez por mês então esses componentes que gostam de impregnar no cabelo não ficam nele por muito tempo (mas ainda sim evito, só uso esse creme porque ele realmente dá resultados, não é "maquiagem" tipo Seda, Novex e afins, que além de serem lotados de petrolados e afins ainda detonam meu cabelo).

O pote de 250 gramas custa cerca de 20 reais, mas dura muito já que o uso não deve ser muito frequente. Ok, não é um produto tão baratinho assim e pode ser de difícil acesso em algumas partes do país, mas se você tiver a oportunidade de comprá-lo, compre, vale a pena, pois ele vai durar muito e dá um resultado excelente.


Espero que tenha gostado das sugestões, e como foi possível perceber, o produto para reconstrução mais barato é a queratina da Niely Gold, que apresenta excelente custo-benefício.

Se tiver alguma outra dica de produto para reconstrução capilar, deixe nos comentários!


Veja também: