10 dicas de cuidados com cabelos descoloridos

Está pensando em descolorir? Ou você já descoloriu e não está sabendo deixar os cabelos bonitos e saudáveis? Então continue lendo para ver dez dicas de cuidados com cabelos descoloridos para deixá-los lindos, saudáveis e sedosos!

Veja estas 10 dicas de cuidados com cabelos descoloridos e tenha cabelos loiros lindos e saudáveis

A descoloração é um processo para retirada da pigmentação natural do cabelo, o que é necessário quando se quer clarear a cor das madeixas. Isso ocorre seja para clarear todo o cabelo, ou mesmo para fazer luzes, mechas, ombré hair etc.

Para tal processo, é necessário utilizar pó descolorante e um oxidante, ou tinta clareadora (que tem poder de clareamento bem menor do que o descolorante).  Mas maior problema da descoloração é que, ao retirar o pigmento dos fios, o procedimento retira também nutrientes do cabelo.

Por isso, a descoloração é um processo tão agressivo, especialmente para quem tem cabelos escuros e deseja obter tons muito claros. Sendo assim, é necessário ter cuidados especiais depois da descoloração.

Muitas vezes, esse precedimento pode ser até mesmo um pouco trabalhoso e frustrante, quando feito sem os devidos cuidados. Expliquei sobre isso no post 6 coisas que eu gostaria de saber antes de ter descolorido meu cabelo. Lá, conto a minha experiência e o que eu aprendi ao descolorir o meu cabelo.

Mas é possível ter cabelos descoloridos bonitos e saudáveis, confira!

10 dicas essenciais de cuidados com cabelos descoloridos

1. Faça a descoloração apenas se seu cabelo estiver saudável

Essa é uma dica pré-descoloração e é de suma importância, pois o estado do seu cabelo antes da descoloração vai determinar se você ainda vai ter cabelos após o processo

Um cabelo frágil não suporta tão bem um procedimento agressivo como esse tanto quanto um cabelo saudável, obviamente! Por isso, as chances de ter corte químico e um cabelo detonado (e, algumas vezes, irrecuperavelmente danificado) após descolorir são altíssimas.

Como tratamento pré-descoloração, recomendo o Cronograma Capilar. Ele deve ser cumprido até você perceber que seu cabelo já está forte o bastante para resistir ao descolorante.

2. Não use o clareador além do tempo indicado

Já vi muitos casos de pessoas que deixam a tinta clareadora ou o descolorante ‘agindo’ nos fios até muito além do recomendado, que é no máximo 40 minutos. Mas olhe lá, pois isso depende do grau de clareamento desejado e do volume do oxidante utilizado!

Não faz nem mesmo sentido em deixar o produto por tempo demais no cabelo, porque depois do tempo limite recomendado já não tem mais clareamento. Assim, o produto cessa a ação clareadora, mas a função ‘detonadora’ ainda age muito bem. Ou seja, ele para de descolorir, mas não para de danificar. Tem certeza que vale a pena correr esse risco?

Caso não tenha conseguido o clareamento desejado, invista nos produtos desamareladores e matizantes (tanto shampoos quanto máscaras e condicionadores, muitas marcas brasileiras têm linhas completas e de qualidade)  e os utilize durante a lavagem dos fios após a descoloração.

Veja dicas essenciais de como cuidar de cabelos descoloridos em casa

3. Cuidado com a proporção ‘descolorante:água oxigenada’

Muito, mas muito cuidado com isso, pois encher a mistura de pó além do recomendado pode até clarear mais, maas os danos também são potencializados, então use na proporção recomendada pelo fabricante do produto, pois é a mais segura.

Lembrando que a proporção de pó descolorante com relação à quantidade de oxidante pode variar de acordo com o volume (10, 20, 30 ou 40 volumes) deste.

4. Hidrate o cabelo semanalmente após descolorir

Para ter um cabelo saudável após um procedimento tão agressivo, é muito importante hidratar os fios regularmente, pois é uma etapa necessária no cronograma capilar tanto quanto as outras.

Invista em produtos de qualidade ou em receitas caseiras que funcionem com o seu cabelo, pois é aquela coisa: cada cabelo uma sentença.

5. Faça nutrição regularmente no cabelo

A nutrição é responsável por repor nos fios os agentes necessários para a retenção de umidade e nutrientes, ou seja, não adianta nada hidratar e não nutrir, pois a hidratação não vai durar muito tempo se o cabelo não pode “segurar” os agentes hidratantes.

Para isso, é importante usar produtos como óleos naturais ou cosméticos adequados para essa etapa do cronograma capilar.

6. Invista em tratamentos reconstrutores

A reconstrução tem por finalidade “cobrir” os buracos nos fios causado pela retirada de queratina e outros aminoácidos durante a descoloração (lembra que eu falei que a descoloração retira componentes dos fios?).

Para isso, geralmente se usa queratina (usar pura mesmo, líquida, borrifada nos cabelos ou misturada em um creme base, com os devidos cuidados) e compostos desta (creatina, arginina, cisteína e etc).

No mercado brasileiro tem muitos produtos bons, tanto puros quanto cremes específicos para reconstrução.

  • Você pode conferir opções mais acessíveis e de qualidade para reconstrução capilar aqui.
Como cuidar de cabelos descoloridos em casa

7. Invista em condicionadores e finalizadores de qualidade

O condicionador é muito importante para fechar as cutículas dos fios, que encontram-se mais abertas do que o normal após descolorir. Afinal de contas, durante a descoloração as cutículas tiveram que se abrir para que a mistura descolorante agisse, o que causa aquele aspecto de ressecamento.

Óleos para finalização, reparadores de ponta, bons cremes para pentear, protetor solar específico e similares são ndispensáveis nos cuidados com cabelos descoloridos! Isso é importante para se evitar pontas e duplas, e também para permitir que os cabelos tenham mais resistência a agentes agressivos como o vento, sol e poluição.

Sim, intempéries naturais também fazem muuito mal para cabelos, especialmente para cabelos descoloridos que já estão mais fragilizados do que cabelos naturais).

8. Evite processos mecânicos e térmicos

Se você descoloriu o cabelo mas pretende usar frequentemente secador de cabelo, prancha ou babyliss, cuidado!

Estes aparelhos que utilizam calor são terríveis para os fios, especialmente quando não se dá aos cabelos os cuidados adequados, portanto, evitem utilizá-los, pois danificam muito a estrutura capilar!

Pra quem realmente não consegue abrir mão deles, recomendo que usem sempre protetor térmico de qualidade, não deixem os fios expostos ao calor durante muito tempo (por exemplo, não passe a prancha muitas vezes na mesma mecha e nem nos cabelos úmidos) e sigam o cronograma capilar à risca, rigorosamente, e isso não é exagero!

A descoloração sozinha já afina os fios, pode deixar pontas duplas, corte químico e etc, imagina então combinar isso com calor frequentemente…e não se esqueçam dos finalizadores, como citado no item 7!

9. Tenha MUITO cuidado com escovas progressivas e relaxamentos

Primeiramente, é muitíssimo necessário saber se a química utilizada para alisar os fios é compatível ou não com o processo de descoloração, porque alguns componentes, como a guanidina por exemplo, vão detonar o seu cabelo no primeiro contato com o descolorante, podendo causar um corte químico do pior tipo!

Segundo, lembre-se que mesmo que a química para alisamento seja compatível com a descoloração, é trabalho em dobro manter um cabelo relaxado e descolorido.

Isso acontece pois muitos agentes para alisamento (como as escovas progressivas) ‘blindam’ o cabelo impedindo a entrada de nutrientes, dificultando o clareamento e a penetração de componentes hidratantes, nutritivos e reconstrutores, pois as cutículas dos fios ficam muito fechadas após o processo de alisamento.

Ou seja, cabelo descolorido e alisado requer cuidados mais do que especiais, o que exige gastos adicionais e um tempo maior de dedicação.

10. Nunca passe shampoo nas pontas

Parece algo simples, mas mesmo o simples deve ser levado em consideração nos cuidados com cabelos descoloridos!

O shampoo é um produto muitas vezes agressivo (especialmente os shampoos com sulfatos e sais, e acho que não preciso nem falar sobre o shampoo anti-resíduos rsrs), por isso deve ser aplicado diretamente somente no couro cabeludo.

As pontas são as partes mais velhas do cabelo e, portanto, as mais sensíveis, e passar shampoo até as pontas em um cabelo muito descolorido (ou muito fragilizado) pode ser suicídio capilar, você vai danificar o seu cabelo desnecessariamente, já que a espuma que escorre do couro cabeludo já é o bastante para a limpeza das pontas!

Um resumo dos cuidados com cabelos descoloridos

Lista com dez dicas essenciais de cuidados com cabelos descoloridos

Essas são as dicas de cuidados com cabelos descoloridos que eu tenho para dar pra quem tem cabelo que já entrou em contato com descolorante ou tinturas agressivas. Espero que elas sejam úteis para você, para que assim você tenha um cabelo lindo e sempre saudável.

Lembre-se de observar sempre sinais de fragilidade nos fios para saber identificar qual fase do Cronograma Capilar é a mais adequada e, portanto, quais produtos são mais urgentes.

Se você já fez a descoloração global há um bom tempo, vem tratando seu cabelo direitinho desde então e quer saber se já pode parar de seguir o Cronograma Capilar, recomento que veja também o post: Quando parar o Cronograma Capilar? Veja estas dicas e saiba identificar o momento certo!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito de algo ou tiver algum erro aqui, deixe seu comentário abaixo. Comente também para dar suas opiniões e suas dicas!

6 Comments

  1. Tirar ruivo e passar para o loiro é uma árdua tarefa, e se o cabelo não estiver preparado, os resultados são trágicos, mas fico feliz que você esteja conseguindo controlar bem esse processo, com um cronograma capilar (e reconstrução adequada, principalmente) com certeza vai dar tudo certo! Que bom que não precisou cortar, já é bom sinal 🙂 Sim, matizar é obrigação, toda loira tem que ter pelo menos 1 produto pra isso e saber usar.
    Muito obrigada pelo seu comentário, com certeza vai ser bem útil para os leitores do post!
    Beijo.

  2. Como a louca que decidiu passar do ruivo para o loiro descolorido, posso dizer que esse post faz muito sentido. Só colocaria a parte da reconstrução em negrito, para frisar bem. Simplesmente arrebentei o meu cabelo no processo, num estado avançado de cabelo elástico e com corte químico, mas estou conseguindo recuperar (e em casa) a base de reconstrução e cauterização. Não precisei nem cortar devido a isso. Faço sempre no mesmo dia em que descoloro.
    Ainda, matizar é uma obrigação, já que sempre amarela devido a exposição ao sol do dia a dia, e deve saber que tirar o amarelão pode demorar. Ainda, deve se olhar no espelho depois de passar, já que ele pode tingir mesmo o cabelo de roxo. Uma lavada com antirresíduo é o suficiente para tirar a cor.

  3. Anotei a sugestão ;D assim que eu puder eu escrevo a respeito! 🙂

  4. Muito obrigada, Flavia, que bom que gostou do post, fico muito feliz em saber disso! Pois é, descoloração é coisa séria mas nem todo mundo enxerga o processo assim, por isso é difícil ver cabelos descoloridos em bom estado :/
    É a melhor escolha fazer o processo aos poucos, os riscos diminuem bastante e o cabelo tem mais tempo pra se recuperar, admiro sua paciência 🙂
    Muito obrigada pela visita, beijos!

  5. Seria interessante vc fazer um post sobre esse processo aos poucos .

  6. Muito bom este post pois a maioris nao fica com o cabelo bonoyo depois q sau do salao pq nso sabe cuidar. Esta de parabens eu estou fazendo meu processo aos pouco s e em breve poderei descolorir .
    Pois o clareamento feito com tonalizante e menos agressivo e ajuda no processo preparando o cabelo paea receber a descoloracao. Bjos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.