Dicas de como montar o seu cronograma capilar

Muitas vezes, quando decidimos tratar o cabelo adequadamente para que ele fique bonito e saudável, ficamos em dúvida sobre como fazer isso corretamente. Por isso, aqui vou ajudar você a identificar as necessidades do seu cabelo e como fazer Cronograma Capilar adequadamente em casa.

Cronograma Capilar como fazer em casa

Primeiramente, recomendo que você saiba o que é cronograma capilar. Para isso, recomendo um outro post onde eu explico tudo sobre o que é o cronograma, como ele me ajudou a recuperar meu cabelo, quais são as fases que o compõem e quais produtos usar em cada uma delas:

Já sabe o que é o Cronograma Capilar? Ótimo! Então vamos para a próxima etapa: identificar o que o seu cabelo precisa.

Como fazer Cronograma Capilar: Conhecendo as necessidades do seu cabelo

Conhecer as necessidades do seu cabelo é muito importante, pois é isso que vai indicar qual fase do cronograma capilar seu cabelo mais precisa. Assim, você sabe quais produtos/máscaras/ingredientes você deve usar com mais frequência.

Para saber o que falta para manter os seus cabelos saudáveis é bem simples, e depende basicamente do nível de porosidade do seu cabelo.

A porosidade indica o quanto as escamas dos fios estão abertas. Isto afeta a capacidade do fio em manter os nutrientes aplicados, o que interfere no brilho e sedosidade que ele apresenta.

Cabelos com escamas muito abertas (alta porosidade) apresentam um visual opaco, sem brilho e sem vida.

Isso pode ser causado por químicas como descoloração, ou mesmo por exposição excessiva à ação do vento e sol, que retiram a hidratação natural dos fios. Além disso, eles não retêm os nutrientes do tratamento aplicado (máscara, óleos e etc), perdendo água e nutrientes facilmente.

Cabelos com escamas muito fechadas (baixa porosidade) apresentam resistência em absorver nutrientes e responder a tratamentos.

É como se os fios ficassem “blindados” e não permitissem a entrada de água, proteínas e lipídios, agentes necessários para manter o cabelo saudável.

Isso é mais fácil de ocorrer em cabelos que passem frequentemente por escovas progressivas (especialmente as que contém queratina na fórmula).

Como fazer teste de porosidade caseiro

Para saber a porosidade do seu cabelo, basta fazer o teste de porosidade caseiro, que consiste em pegar um fio de cabelo, colocar em um recipiente com água e observar:

  • se o fio flutuar, significa que seu cabelo apresenta baixa porosidade e, para resolver isso, foque na Hidratação;
  • caso o fio afunde bem devagar, significa que a porosidade está em seu nível normal e você pode focar em Nutrição;
  • se afundar rapidamente, significa que a porosidade está acima do normal, logo, capriche na Reconstrução capilar.
Teste de porosidade caseiro para saber como montar o seu cronograma capilar

Como fazer Cronograma Capilar personalizado para o seu cabelo

Agora, vamos ao objetivo do post propriamente dito: conhecendo a porosidade do seu cabelo, como montar o melhor Cronograma Capilar?

Se seu cabelo necessita de mais Hidratação, faça essa etapa pelo menos duas vezes por semana, mas sem rejeitar a nutrição e a reconstrução. Você pode fazer mais ou menos assim:

1ª semana: H – H -N
2ª semana: H – H – N
3ª semana: H – H – N
4ª semana: H – N – R

Como recuperar cabelos com necessidade de Hidratação

Se seu cabelo necessita de mais Nutrição, faça essa etapa com mais frequência. Para isto, alterne o uso de cremes industrializados, máscaras caseiras com óleos naturais e umectação com óleos (aplicar o óleo puro nos cabelos). A sugestão de cronograma capilar é a seguinte:

  • 1ª semana: H – N (com creme) – H
  • 2ª semana: N (máscara caseira com óleo natural) – H – N (umectação com óleo natural)
  • 3ª semana: Hidratação – H – N (máscara com óleo natural)
  • 4ª semana: H – N (umectação) – R
Como montar Cronograma Capilar para cabelo que precisa de Nutrição

Se seu cabelo necessita de mais Reconstrução, invista em produtos com queratina, componentes da queratina (arginina, creatina, lisina e etc), proteínas do trigo e em queratina líquida. A minha sugestão de cronograma capilar é essa:

1ª semana: H – H – N
2ª semana: H – N – R (com máscara reconstrutora)
3ª semana: H – H – N
4ª semana: H – N – R (com queratina líquida)

Como recuperar cabelos danificados com Reconstrução Capilar

Concluindo

Lembrando que esses cronogramas acima são sugestões, você pode intercalar ingredientes e fases de acordo com suas possibilidades e o que você tem disponível em casa.

Lembre-se também de que cada fase do cronograma capilar deve ser feita em dias diferentes, com pelo menos 1 dia de intervalo entre elas (ex.: se você hidratou segunda-feira, não hidrate antes da quarta-feira).

Com o tempo, você vai notando os efeitos de cada ingrediente nos seus cabelos. Assim, vai saber o que dá mais certo com ele e o que não surte tanto efeito, e vai moldando o cronograma de acordo com isso.

Depois de um bom tempo, quando seu cabelo já estiver recuperado, você vai poder também flexibilizar as etapas, ou passar a fazer menos uma delas mais da outra, deixar um intervalo maior entre fases, e assim por diante.

Tenha cuidado para não ficar neurótica(o) com isso, gastar além do que pode com produtos e se preocupar demais. Pois manter a paciência é importante, aos poucos tudo vai se ajeitando e você vai perceber o que é melhor para você.

Espero que o post tenha ajudado com sua jornada capilar. Siga o blog nas redes sociais e assine por e-mail (é só ver no lado direito da tela – ou logo abaixo caso você esteja pelo celular), assim você vai receber as novidades em primeira mão! 😉

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.