12/21/2016

Os benefícios do óleo de coco para pele e cabelos

Ah, o óleo de coco, o produto que deveria ser um dos melhores amigos de toda viciada em beleza! Por que digo isso? Porque ele tem simplesmente mil e uma utilidades graças à suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e altamente hidratantes.

Por aqui no blog eu já falei de vários óleos, seus benefícios e como usá-los, como pode ver nesse post aqui, e falei brevemente do óleo de coco, mas falei tão rapidamente que hoje resolvi escrever tudo sobre o óleo de coco por ele ser tão versátil prático, merece um artigo completo a respeito! Pois bem, quer saber mais a respeito desse óleo incrível e como usá-lo para manter a saúde da sua pele e dos seus cabelos? É só continuar a ler o post!
Para que serve o óleo de coco na pele e no cabelo


O óleo de coco é um óleo vegetal obtido a partir da polpa de coco e é constituído, basicamente, de gorduras saturadas. Contém a presença de muitos ácidos graxos na sua composição e oferece, dentre muitos benefícios, ação anti-inflamatória, antioxidante (atuando no combate dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, dentre outros danos), ação antiviral, antifúngica e antibacteriana.

Como usar o óleo de coco nos cabelos

No controle do frizz, pontas duplas e para hidratação capilar:
Umectações com o óleo de coco na fase de Nutrição do Cronograma Capilar são muito eficientes para o combate ao frizz e controle do volume, graças às propriedades naturais do óleo. Para umectar, basta aplicar o equivalente a uma colher de chá do óleo em cada mecha do cabelo seco, colocar touca e deixar agir no cabelo por um tempo (tem gente que até dorme com o óleo no cabelo quando faz umectação capilar, logo, o tempo de ação do produto nos fios depende de você).

Uma forma mais imediata de acabar com o frizz e selar as pontas duplas é misturar algumas gotas de óleo de coco no seu leave-in ou condicionador, misturando os produtos com a mão, conforme for aplicando nos cabelos. Pode usar essas gotinhas puras no cabelo também após lavar os cabelos, no lugar do leave-in, também dá um resultado muito bom!

Para hidratação capilar, misture o equivalente a uma colher de chá para cada duas colheres do creme-base da sua preferência (eu adoro o Yamasterol e Kanechom, por exemplo).

No combate à caspa e seborreia:
Como o óleo de coco ajuda a controlar a produção de óleo no couro cabeludo (sim, certos óleos, como esse, são capazes de controlar a oleosidade dos fios! Engraçado isso, não é mesmo? rsrs), é possível resolver ou amenizar o problema da caspa. Para isso, basta aplicar um pouco do óleo nas mãos, espalhar bem e fazer massagens no couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos.

Como usar óleo de coco na pele

Para hidratação da pele:
Aplique uma pequena quantidade do óleo de coco (puro mesmo, não se preocupe pois ele não é gorduroso o bastante para deixar a pele gordurosa) para hidratar pele ressecada e deixá-la super macia. Pode ser usado também passa massagem corporal.

Para tatuagem:
Para quem gosta de fazer desenhos na pele, o óleo de coco é um excelente aliado, pois auxilia bastante na cicatrização da pele, além de hidratar a região da tatuagem. Basta aplicar um pouco sobre a tatuagem, assim como se aplica para hidratação.

Para remover a maquiagem:
O óleo de coco funciona muito bem como removedor de maquiagem, e isso é muito bom, pois assim você pode limpar o seu rosto com um produto natural, sem nenhum prejuízo à sua pele. Para isso, aplique um pouco de óleo em um pedaço de algodão e passe sobre o rosto, e isso vale também para a área dos olhos (aliás, o óleo de coco é excelente para remover maquiagem à prova d'água, tanto nos olhos quantos nos lábios)

Conclusão

Viu só como é possível obter vários benefícios a partir de um só produto? E para quem gosta de produtos naturais, o óleo de coco é um must have, tem que ter!

Apesar de ser um pouco caro, ainda assim compensa muito ter um vidrinho de óleo de coco sempre por perto pois os benefícios são vários e, por ser um produto multiuso, com certeza ele não ficara desperdiçado quando você o adquirir, pois caso ele não cumpra uma das suas necessidades (cada cabelo é uma sentença, nem tudo funciona em todo mundo, infelizmente), é possível usá-lo de (muitos) outros modos!

Importante: lembre-se sempre de usar o óleo de coco natural e extravirgem, ok? Isso é necessário pois essa é a garantia que o óleo de coco não perdeu nenhuma das suas propriedades naturais durante o seu processo de obtenção.