z35W7z4v9z8w 8 coisas que você não deveria fazer com o seu cabelo - Um toque de framboesa

8 coisas que você não deveria fazer com o seu cabelo

Algumas vezes, quando a gente resolve cuidar bem do nosso cabelo, a gente demora a ver resultados ou então eles custam a aparecer, o que é frustrante, pois já que a gente se esforça tanto o esperado é ter um cabelo lindo e saudável, não é mesmo? Ou então, o cabelo é natural, sem tinta, descoloração e químicas no geral, mas nunca fica bonito.

Mas você já pensou em coisas simples que você faz e que podem estar prejudicando a saúde dos seus fios e/ou do seu couro cabeludo? Algumas pessoas têm certos hábitos há tanto tempo que nem percebem que eles são nocivos à saúde dos cabelos, por isso resolvi apontar os erros mais frequentes e explicar por que você não deveria fazer tais coisas com o seu cabelo. Quer saber do que se trata? É só continuar a ler o post! ;)

O que NÃO fazer para ter um cabelo lindo e saudável


1 - Dormir com o cabelo molhado

Na falta de tempo, muitas vezes acabamos lavando o cabelo a noite e, não raro, dormindo com ele molhado. Além disso ser super prejudicial para sua saúde (pois pode causar problemas como resfriado), isso é péssimo para o seu couro cabeludo.

Dormir com o cabelo molhado faz mal pois o couro cabeludo retém água durante a noite e isso pode causar, ao longo do tempo, o desenvolvimento de fungos e bactérias, além de aumentar a oleosidade, a queda dos fios e deixá-los quebradiços.

2 - Usar shampoo anti-resíduos com muita frequência

Pode parecer boa a ideia de limpar completamente os fios, retirando toda a sujeira acumulada (silicones, petrolatos e etc) e que impede que tratamentos do Cronograma Capilar penetrem efetivamente nos fios, mas cuidado, não exagere!

O shampoo anti-resíduos possui o pH alcalino o bastante para fazer uma limpeza profunda no cabelo, e resseca demais se usar com muita frequência, pois ele vai 'limpar' até o que não deve: a saúde do seu cabelo :x

O ideal é usar o shampoo anti-resíduos no mínimo uma vez por mês, mas não mais do que uma vez na semana (nunca use mais de uma vez na semana). E não se esqueça de modo algum: faça uma hidratação das boas depois de usar esse tipo de shampoo. Você pode ver várias dicas de hidratação caseira, barata e eficaz aqui.

3 - Passar shampoo nas pontas do cabelo

Já expliquei nesse post aqui que, embora pareça tentador limpar diretamente as pontinhas do cabelo, você não deve fazer isso se quiser ter um cabelo lindo e saudável, especialmente se o seu cabelo tiver químicas como descoloração e tintura.

As pontas são as partes mais antigas do cabelo, e também as mais sensíveis, pois tudo quando é química já passou por eles (principalmente se você gosta de descolorir, pintar ou relaxar os fios com mais frequência).

Já reparou que pontas são sempre mais difíceis de serem mantidas saudáveis, hidratadas? Pois é, passar shampoo nelas vai só deixá-las ainda mais ressecadas. A própria espuma criada ao lavar o cabelo já é o bastante para deixar as pontinhas limpas.

4 - Prender o cabelo enquanto ele está molhado

Esse é um dos erros que vejo com mais frequência. Eu sei que muita gente não tem tempo para deixar o cabelo secar naturalmente e acaba prendendo o cabelo assim, molhado mesmo, mas você não imagina o mal que isso faz para o seu cabelo...

Ao prender o cabelo molhado, a ventilação entre os fios é comprometida, e isso acaba deixando os cabelos sensíveis e suscetíveis a quebra. Sim, o seu cabelo pode ficar cada vez mais quebradiço, se fizer isso com muita frequência.

Dica: Ao invés de prender o cabelo molhado, tente secá-lo com um secador ou o máximo que puder com uma toalha, apertando-o com cuidado (não esfregue, isso vai tirar todo o brilho dele).

5 - Lavar os cabelos com água quente

Irresistível nos dias muito frios, lavar o cabelo com água quente mais atrapalha do que ajuda, no que condiz à saúde do cabelo.

A água quente abre as escamas dos fios, o que ocasiona ressecamento e, como consequência, deixa o cabelo super opaco e com um aspecto feio, pouco saudável. Além disso, a oleosidade estimula o couro cabeludo a produzir ainda mais sebo, o que vai deixá-lo mais oleoso.

6 - Prender o cabelo muito apertado

Seja com trança, presilhas, elásticos e etc, prender os cabelos muito apertados não é nada bom. Quando os fios são amarrados muito apertados, especialmente perto da raiz, aumenta muito a possibilidade de você enfrentar um triste episódio de queda de cabelo.

Mesmo longe da raiz, prender o cabelo muito apertado sensibiliza os fios (especialmente em cabelos já fragilizados) e pode causar queda por quebra.

7 - Modelar o cabelo termicamente (chapinha, secador e etc) com muita frequência 

Sabia que secador, chapinha e baby liss podem causar queda de cabelo? Isso acontece porque o calor pode danificar o couro cabeludo, caso esses procedimentos sejam feitos em excesso e muito próximos da raiz.

Além disso, passar a chapinha ou o baby-liss muitas vezes na mesma mecha causa ressecamento e deixa o cabelo frágil, causando quebra dos fios. O secador também deve ser usado com cuidado, pois o excesso de calor danifica os fios com a perda de nutrientes.

8 - Descolorir e/ou usar coloração com muita frequência

O descolorante, como já expliquei por aqui é uma química muito agressiva, pois retira não só pigmentos dos fios, mas também nutrientes, o que pode deixar o cabelo muito danificado ao final do processo, se feito de modo inadequado.

Evite deixar a mistura descolorante no cabelo durante mais tempo do que o recomendado, e utilize o volume da água oxigenada de acordo com o que seu cabelo suporta. Tenha cuidado também ao retocar a raiz, pois o contato frequente das partes já descoloridas com descolorante fragiliza muito os fios.

A mesma coisa com as tintas, pois quando aplicadas em excesso, ressecam e causam queda por quebra ou por danos ao couro cabeludo.

Dica: Evite fazer mais de uma coloração por mês. O mesmo vale para retoques de luzes e mechas. Evite encostar descolorante nas partes já descoloridas ao retocar a raiz.

E então, viu como tem coisas que parecem simples mas que podem fazer um mal danado aos seus cabelos? Tente, de agora em diante, evitar os hábitos capilares nocivos que você ainda tenha, seu cabelo agradece. Qualquer dúvida, deixe nos comentários!


Entenda por que hábitos como dormir com o cabelo molhado ou amarrá-lo muito apertado pode ser prejudicial aos seus fios!