A ordem correta de aplicar os produtos de maquiagem

Eu sempre ficava em dúvidas com relação à ordem de passar os produtos de maquiagem e achava que isso era bobagem. Mas conforme eu ia usando e prestando bastante atenção no resultado, fui percebendo que a ordem de aplicação e como os produtos são aplicados, faz muita diferença no look final!

Pensando nisso, resolvi escrever esse post para ajudar quem ainda não sabe qual é a ordem certa de passar maquiagem e explicar os motivos disso, pois além de saber, é importante entender também o porquê, não é mesmo? Continue lendo para ver as dicas! 😉

Qual é a ordem dos produtos de maquiagem

A aplicação correta dos produtos de maquiagem já é um primeiro passo para fazer quem quer fazer uma boa automaquiagem.

Já reparou que para fazer uma maquiagem profissional tem uma certa ordem de aplicação dos produtos?

Mas é importante ressaltar que ainda tem algumas controvérsias com relação à ordem de certos cosméticos. Por isso é importante observar as diferenças entre um mesmo tipo de produto, mas com características diferentes.

Por exemplo: o corretivo pode ser da cor da sua pele, do tipo iluminador ou colorido, e isso pode mudar a ordem dele na hora de fazer a maquiagem.

Mas coloquei aqui o modo mais usado (e que eu também uso) e expliquei as exceções em cada tópico. Assim, vou esclarecer melhor a situação de cada tipo de produto quanto à ordem de aplicação.

A maquiagem dos olhos, por exemplo, pode ser feita por último se for uma maquiagem simples. Mas, se for uma maquiagem elaborada, muito esfumada ou com glitter, daí deve ser feita antes da pele.

Por isso é importante prestar atenção nas observações que eu coloquei em cada tópico! 😉

Em qual ordem aplicar os produtos de maquiagem

1 – Prepare a pele com o hidratante, protetor solar e o primer

Se for usar os três produtos, aplique na ordem em que eles estão escritos, e aplique um de cada vez, conforme a pele for absorvendo cada um deles. Nada de misturar todos eles e aplicar de uma só vez, ok?

  • Veja aqui dicas de maquiagem de como preparar a pele perfeita!

2 – Aplique a base

Depois de preparar a pele, ela já está pronta para receber a base ou BB Cream, CC cream e etc.

Se você não for elaborar na maquigem dos olhos e não usar sombra em pó ou outra sombra que esfarele, pode fazer nessa ordem. No entanto, se você for cacprichar no esfumado dos olhos, deixe para fazer a pele por último, ok?

3 – Passe o corretivo

Nesse caso, trata-se do corretivo iluminador ou da cor da sua pele. Porém, se o corretivo for mais escuro do que o seu tom de pele ou for do tipo colorido (aquele para neutralizar manchas), então ele deve ser aplicado antes da base, assim a base camufla a cor do produto.

Aplicar o corretivo após a base é importante para garantir que o pincel não vai remover o seu corretivo durante a aplicação da base.

4 – Aplique o bronzer

O bronzer deve ser aplicado após a pele já ter recebido a base e o corretivo, principalmente se for usado para contorno em todo o rosto.

Veja estas dicas e saiba qual é a ordem correta de aplicar os produtos de maquiagem

5 – Passe o blush

Para dar uma corzinha saudável às maçãs do rosto, aplique o blush quando já tiver terminado o contorno ou a aplicação do bronzer.

6 – Finalize a pele com pó compacto, solto ou translúcido e com aquele iluminado maravilhoso!

Você deve estar se perguntando “Mas o pó não é antes do blush?”, calma que eu explico: depende.

Se o blush for muito clarinho, deixe para aplicá-lo por cima do pó. Mas, se você gosta de blush escuro ou muito pigmentado, o recomendável é aplicar o pó por último.

Dessa forma, o pó ajuda a aumentar a durabilidade dos outros produtos. Além disso, caso você tenha pesado a mão na hora de contornar ou aplicar o blush ou bronzer, aplicar um pó no seu tom de pele corrige esse problema.

E se você gosta de pele bem iluminada, fique à vontade para aplicar o seu iluminador favorito nesta etapa! Pois, assim como o bronzer, a pele deve estar pronta para receber iluminação.

7 – Aperfeiçoe as sobrancelhas

Agora é a hora de deixar as sobrancelhas bem preenchidas com o produto da sua preferência, seja lápis, pó ou creme para sobrancelhas.

Mas tenha cuidado: se você utiliza algum produto em pó para sobrancelhas, aplique cuidadosamente, para não manchar a pele feita.

8 – Destaque os olhos com uma make básica

Por fim, faça a maquiagem dos olhos: primer (ou fixador), sombra compacta e que não esfarela, delineador e máscara para os cílios, nessa ordem. Se a sombra esfarelar e cair no rosto, limpe com um pincel vassourinha.

Mas atenção: se for uma maquiagem muito elaborada, com sombras muito escuras e/ou glitter, faça os olhos antes de aplicar o primer e a base.

Só não deixe os cílios para depois e acabe esquecendo de usar, como disse no post de resenha sobre a máscara para cílios Eudora Soul Turbo Curvíssima hahaha

9 – Arrase no batom

Por último, mas não menos importante, aplique o lápis de contorno para os lábios, caso goste de usar. Em seguida, aplique o batom. O lápis para lábios é um truque excelente para fazer o batom fixar melhor e também para aumentar o tamanho dos lábios.

  • Ensinei como usar o lápis para aumentar a durabilidade do batom e o tamanho dos lábios aqui.

Viu como é simples e faz sentido a ordem dos produtos de maquiagem? Além de ajudar a melhorar a fixação da maquiagem, seguir uma ordem ainda ajuda a potencializar ou suavizar cores, dependendo dos produtos.

Deixe sua opinião bem como dúvidas e sugestões nos comentários. Também adorarei saber se tiver mais dicas! 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]