3/24/2017

A ordem correta de aplicar os produtos de maquiagem

Eu sempre ficava em dúvidas com relação à ordem de passar os produtos de maquiagem e achava que isso era bobagem, mas conforme eu ia usando e prestando bastante atenção no resultado, fui percebendo que, dependendo do modo e da ordem como os produtos são aplicados, faz muita diferença no look final!

Pensando nisso, resolvi escrever esse post para ajudar quem ainda não sabe qual é a ordem certa de passar maquiagem e explicar os motivos disso, pois além de saber, é importante entender também o porquê, não é mesmo? Continue lendo para ver as dicas! ;)


Embora ainda tenha algumas controvérsias com relação à ordem de alguns cosméticos e diferenças entre um mesmo tipo de produto com características diferentes (por exemplo, o corretivo pode ser da cor da sua pele, do tipo iluminador ou colorido, isso pode mudar a ordem dele na hora de fazer a maquiagem), coloquei o modo mais usado e expliquei as exceções em cada tópico, para esclarecer melhor cada situação.

A descrição de cada etapa está logo abaixo da imagem!

1 - A preparação da pele com o hidratante, protetor solar e o primer.
Se for usar os três produtos, aplique na ordem em que eles estão escritos, e aplique um de cada vez, conforme a pele for absorvendo cada um deles. Nada de misturar todos eles e aplicar de uma só vez, ok?

2 - Aplicação da base.
Depois de preparar a pele, ela já está pronta para receber a base ou BB Cream, CC cream e etc.

3 - Corretivo.
Nesse caso, trata-se do corretivo iluminador ou da cor da sua pele. Se o corretivo for mais escuro do que o seu tom de pele ou for do tipo colorido (aquele para neutralizar manchas), deve ser aplicado antes da base, assim a base camufla a cor do produto.

5 - Bronzer.
O bronzer deve ser aplicado após a pele já ter recebido a base e o corretivo, principalmente se for usado para contorno em todo o rosto.

6 - Blush e/ou Iluminador.
Para dar uma corzinha saudável às maçãs do rosto, aplique o blush quando já tiver terminado o contorno ou a aplicação do bronzer.

6 - Pó compacto, solto ou translúcido.
Você deve estar se perguntando "Mas o pó não é antes do blush?", calma que eu explico: depende. Se o blush for muito clarinho, deixe para aplicá-lo por cima do pó. Mas o recomendável é aplicar o pó por último, assim ele ajuda a aumentar a durabilidade dos outros produtos, e, caso você tenha pesado a mão na hora de contornar ou aplicar o blush, aplicar um pó no seu tom de pele corrige esse problema.

7 - Sobrancelhas.
Agora é a hora de deixar as sobrancelhas bem preenchidas com o produto da sua preferência, seja lápis, pó ou creme para sobrancelhas.

8 - Olhos.
Aplique, então, a maquiagem dos olhos: primer (ou fixador), sombra, delineador e máscara para os cílios, nessa ordem.

9 - Batom.
E, por último mas não menos importante, aplique o lápis de contorno para os lábios, caso goste de usar (ensinei como usar o lápis para aumentar a durabilidade do batom e o tamanho dos lábios aqui) e o batom, nessa mesma ordem em que escrevi.


Então, viu como é simples e faz sentido a aplicação de cada produto em sua ordem? Além de ajudar a melhorar a fixação da maquiagem, ainda ajuda a potencializar ou suavizar cores, dependendo dos produtos. Deixe sua opinião contando o que achou disso nos comentários, adorarei se tiver dicas! :)