Recentemente eu estava organizando minha penteadeira (mudou pouco desde quando mostrei ela aqui) e lavando os pincéis (a pior parte haha) e reparei como eles ficavam muito sujos com outras coisas além de produtos de maquiagem, como poeira e lã.

Imediatamente eu só consegui pensar em como isso é nocivo para a pele, pois mesmo quando eles não estão usados, ficam sujos com esses tipos de coisas, favorecendo micróbios e outros agentes que podem fazer mal para a pele.

Então, navegando pela internet, eu vi um porta-pincéis daqueles com tampa e pensei: preciso de um desses! Mas o valor estava um pouco salgado e mesmo se eu comprasse [muito] mais barato no Aliexpress, ia demorar meses para chegar, e considerava urgente ter um logo pois minha pele não anda muito boa e não queria arriscar ainda mais usando os pincéis expostos.

Daí percebi que eu poderia fazer um, e resolvi fotografar o passo-a-passo e compartilhar por aqui. ;D

Porta-pincéis com tampa como fazer

Materiais necessários

  • papelão;
  • uma folha de e.v.a., eu usei um branco com glitter que já tinha aqui;
  • pistola e tubo de cola quente;
  • fita crepe;
  • tesoura ou estilete (mas usei os dois, principalmente a tesoura pois não tenho muita habilidade com estilete rsrs);
  • régua;
  • caneta (ou lápis, algo que escreva).
Veja a seguir a imagem com o passo-a-passo e, logo abaixo, cada etapa bem explicadinha.
Tutorial como fazer um porta-pincéis com tampa

Como fazer um porta-pincéis com tampa

  1. Separe os materiais necessários. Corte dois quadrados e dois círculos de papelão para fazer as partes que compõem o porta-pincéis: um será a base, e o outro será a tampa.
  2. Faça dois cilindros de papelão, juntando as extremidades de cada um deles. Eu usei cola quente para fehcar o cilindro e reforcei com fita crepe.
  3. Cole o círculo no fundo dos cilindros com cola-quente; por dentro do copo eu reforcei com fita crepe.
  4. Agora preste bastante atenção: corte dois retângulos de mesmo comprimento (o suficiente para dar a volta no cilindro de papelão) mas com largura desiguais, sendo um mais largo do que o outro, pois em um copo deve sobrar uma faixa de papelão e no outro deve sobrar uma faixa de e.v.a. de mesma largura, logo, logo eu explico o motivo. Eu cortei um pedaço 1 centímetro mais largo do que altura do copo e outro 1 centímetro menor.
  5. Cole os pedaços recortados anteriormente. Recorte e cole também dois círculos de e.v.a. para cobrir a tampa e o fundo do porta-pincéis.
  6. Está prontinho o seu porta-pincéis com tampa! Repare que um dos copos tem uma parte de papelão coberta com plástico lilás e está sem e.v.a, e que no outro copo sobrou um pedaço de e.v.a. com a mesma largura. Isso é essencial para que o porta-pincéis se feche adequadamente bastando apenas colocar um copo sobre o outro, pois desse modo, ao fechar a tampa ela não cai tão facilmente, pois ela se encaixa sobre a base cobrindo o papelão que fica à mostra, reparou?

Agora os meus pincéis estão adequadamente armazenados e não preciso me preocupar com poeira, lã e insetos, o que me deixa muito mais tranquila ao fazer a maquiagem. E o melhor: não gastei quase nada por isso, já que usei coisas simples que tinha em casa ou que são bem baratinhas!

E o que você achou desse DIY de porta-pincéis com tampa? Lembre-se que você pode fazê-lo usando outras cores de e.v.a, com outras estampas, as possibilidades de customização são ilimitadas, é só usar a criatividade.
O importante é usar um e.v.a. ou outro material não muito fino, para que a tampa se encaixe na base e permaneça firme quando o porta-pincéis estiver fechado, ok? Se usar papel comum, por exemplo, o encaixe não vai funcionar e o seu porta-pincéis vai desabar só de encostar nele.
Espero que tenha gostado, fique à vontade para comentar! 😉
Como fazer um porta-pincéis com tampa passo a passo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]