Inspiração: decoração com cactos

Cada vez mais famosos como plantinhas caseiras, os cactos estão mais presentes na decoração de interiores. Por isso, separei inspirações e algumas dicas de cuidados, para ajudar a dar tudo certo se você quiser investir na decoração com cactos.

Dicas e inspirações para usar cactos na decoração da sua casa

Os cactos pertencem à mesma categoria de plantas consideradas como suculentas. Isso ocorre pois eles também possuem talos e folhas grossos, que são responsáveis por armazenar maiores quantidades de água.

Porém, os cactos, diferentemente das suculentas, possuem espinhos em suas folhas e caule. Sendo assim, é preciso ter um pouco mais de cuidado ao lidar com eles.

Ah, sabia que existem cerca de 1600 espécies cactáceas?

Mas os minicactos são uma das espécies de cactos prediletas para se ter dentro de casa, pois apresentam tamanhos reduzidos. Além disso, os cuidados com eles não diferem muito dos cactos comuns.

Cuidados com cactos

Preparando o solo

O solo ideal para cactos em vasos pode ser obtido misturando-se areia lavada de rio e terra vegetal, em quantidades iguais. Se quiser, pode colocar um pouco de húmus de minhoca (1/3 da quantidade de terra vegetal).

Luminosidade adequada

Plantas precisam de luz para sobreviver, não é mesmo? E é claro que com os cactos não é diferente.

Mas não deixe cactos novinhos pegarem sol diretamente durante o dia todo, apenas coloque-os sob luminosidade indireta intensa.

De todo modo, ao colocar cactos na decoração de casa, prefira deixá-los em locais com boa luminosidade, como proximidades de janelas e portas de vidro. Assim, evite locais escuros, onde não chega a luz natural.

Cuidado nas regas!

Como o cacto é uma planta que se adapta a ambientes extremos e consegue armazenar mais água do que as plantas comuns, então não exagere na quantidade de regas.

O ideal é regá-los uma vez por semana no verão e, no máximo, duas vezes por mês no inverno. Eu cuido dos meus minicactos do homeoffice assim, e estão vivos há anos!

E cuidado para não encharcar o vasinho! Se quiser, pode colocar pedrinhas no vaso, pois além de deixarem o aspecto mais bonito, ainda ajudam a conservar a umidade.

O vaso ideal

A escolha do vaso depende, certamente, do tamanho do cacto. Mas lembre-se que, se você tiver cactos que não são de variedade mini, você vai ter que trocar o vaso conforme ele for crescendo.

Falando em vasinhos, veja a seleção de cactos em vasos que separei para você. Perceba quantos vasos inusitados, além dos tradicionais vasos de barro e concreto.
inspirações de decoração com cactos em vasos de barro e concreto
Inspirações de decoração com cactos em vasos inusitados e em vasos de vidro

Inspirando-se com decoração com cactos

Veja só como os cactos ficam lindos em diversos ambientes e se inspire!

Além dos cactos, também tem outras plantas lindas na decoração de interiores. Veja aqui outras plantas ornamentais para decorar a casa e uma seleção de vasos lindos para usar com suas plantinhas!

Eu acho os cactos incríveis, tantos pelas cores, formas quanto pelas flores lindas!

E então, você gostou das inspirações de decorar a casa com os cactos? Deixe sua opinião nos comentários, adorarei saber o que você pensa! 😉

Fonte das imagens: Pexels e Unsplash

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]