7.3.17

Inspiração: decoração com cactos

Bem, dia desses eu postei inspirações de decoração com suculentas e dicas sobre como cuidar delas para que fiquem sempre bonitinhas e vivam por mais tempo, e hoje é a vez dos cactos, já famosos como plantinhas caseiras (talvez até mais do que as suculentas), e que também ficam uma graça na decoração!
Inspirações e dicas de decoração com mini cactos
Os cactos pertencem à mesma categoria de plantas consideradas como suculentas, por possuírem talos e folhas grossos responsáveis por armazenar maiores quantidades de água, e existem cerca de 1600 espécies cactáceas.

Os cactos, diferentemente das suculentas que mostrei como inspiração de decoração, possuem espinhos em suas folhas e caule, o que exige um pouco mais de cuidado ao lidar com eles.
Inspiração de decoração com cactos. Os cactos ficam lindos em ambientes minimalistas e em vasos cerâmicos.
Os mini cactos são espécies de cacto prediletas para se ter dentro de casa por possuírem tamanhos reduzidos, o que deixa essas plantinhas com aspecto muito delicado e fofo (ok, eu sei que eu falei a mesma coisa sobre as suculentas, mas é impossível pra mim dizer que não são fofos! haha). Além disso, os cuidados com eles não diferem muito dos cactos comuns.
Cacto em cachepot de cerâmica e suporte rose gold. A decoração ganha um novo ar com a utilziação de cactos em vasinhos bonitos.
O solo ideal para cactos em vasos pode ser obtido misturando-se areia lavada de rio e terra vegetal, em quantidades iguais. Se quiser, pode colocar um pouco de húmus de minhoca (1/3 da quantidade de terra vegetal).

Plantas precisam de luz para sobreviver, não é mesmo? E é claro que com os cactos não é diferente, mas não deixe cactos novinhos pegarem sol diretamente durante o dia todo, apenas coloque-os sob luminosidade mais intensa.
Inspiração de decoração com cacto: cacto em vaso cerâmico branco com estampa geométrica e suporte de madeira.
Como o cacto é uma planta que se adapta a ambientes extremos e consegue armazenar mais água do que as plantas comuns, não exagere na quantidade de água. O ideal é regá-los 1 vez por semana no verão, e 1 vez por mês no inverno.

E cuidado para não encharcar o vasinho! Você também pode colocar pedrinhas no vaso, que além de deixarem o aspecto mais bonito, ajudam a conservar a umidade.

Falando em vasinhos, veja a seleção de cactos em vasos que separei para você, veja quantos vasos inusitados, além dos tradicionais vasos de barro e concreto:
inspirações de decoração com cactos em vasos de barro e concreto
Inspirações de decoração com cactos em vasos inusitados e em vasos de vidro
Além dos cactos, também tem outras plantas lindas na decoração de interiores. Veja aqui outras plantas ornamentais para decorar a casa e uma seleção de vasos lindos para usar com suas plantinhas!

Gostou das inspirações de decorar a casa com os cactos? Eu acho que são incríveis, tantos pelas cores, formas quanto pelas flores lindas! Deixe suas opiniões nos comentários (mesmo que não tenha gostado hehe), gostarei de saber mais sobre o que você pensa! ;)
Veja também: Inspiração: decoração com flores