5 dicas para manter os cachos lindos por mais tempo

Cuidar de cabelo cacheado não é difícil e proporciona muito aprendizado ao longo das experiências com produtos e técnicas. Mas se não souber cuidar direitinho dos fios, isso pode acabar sendo mais trabalhoso do que o esperado (aliás, qualquer cabelo é assim, não é verdade?).

Bem, como já disse várias vezes por aqui, eu sou uma ondulada-meio-cacheada que prefere sempre manter os cachos do que as ondas, pois gosto mais quando meu cabelo fica mais definido.

E nessa minha saga para manter o cabelo do jeito que eu quero, acabei aprendendo muitos truques para cabelos cacheados para facilitar a minha vida.

Imagem do IG volkova_mua via Pinterest

Acho que nem preciso falar que, antes de tudo, é importante que o cabelo seja sempre bem tratado, com os produtos mais adequados para o tipo dele e com frequência regular (principalmente se tiver química), certo?

A oferta de produtos capilares para cabelos cacheados e ondulados é enorme! Com certeza você vai encontrar os produtos certos para seus cachos.

As dicas a seguir são especiais para as cacheadas que querem aprender outros truques para que o cabelo fiquem ainda mais lindos!

1 – Após lavar, penteie o cabelo com pentes de dentes largos

Isso é importante, pois os pentes mais finos podem quebrar os fios mais facilmente, além de não serem tão eficazes na hora de desembaraçar as madeixas e desfazer aqueles nós chatos que aparecem de vez em quando.

E se for desembaraçar o cabelo, comece pelas pontas vá subindo até a raiz. A, e fica melhor ainda se o pente de dentes largos não for de plástico, pois esse material favorece o aumento do frizz.

2 – Penteie o cabelo somente no dia em que lavar

Até hoje eu não conheci nenhuma cacheada que tenha bons resultados ao pentear o cabelo seco…geralmente ele incha muito, os cachos desmancham e o cabelo fica incontrolável.

O ideal é pentear os cabelos (cuidado com o pente escolhido, viu?) ainda molhados, logo após a lavagem, mas não penteie sem antes passar um creme sem enxágue, pois os fios ficam mais sensíveis quando estão molhados e quebram mais facilmente, e o creme sem enxágue, portanto, deixa mais seguro o processo de pentear.

Imagem de JSBold via Pinterest

3 – Faça o cronograma capilar e foque na nutrição com óleos naturais

Eu já falei tanto sobre Cronograma Capilar aqui no blog, e recomendo que você comece pelo post onde explico tudo sobre o que é esse tratamento e o que usar:

Como eu disse um pouco acima, é importante tratar o cabelo regularmente, assim não faltarão nutrientes nos fios e eles ficarão sempre lindos, por isso o Cronograma Capilar é tão importante para as cacheadas.

Os produtos que mais favorecem os cachos são os óleos e manteigas naturais devido ao tipo de nutrientes que eles oferecem.

  • Você pode ver informações sobre os benefícios de vários tipos de óleos naturais e como utilizá-los nos seus cabelos neste post aqui

Onde comprar óleos naturais para nutrição de cabelos cacheados

Você pode comprar óleos naturais para nutrição capilar pela Amazon, com precinhos ótimos e para receber no conforto da sua casa. Veja abaixo e clique nas imagens* para ver cada um deles!

*Link afiliado, o que significa que recebo uma pequena comissão se você comprar o produto, sem custo adicional para você, mas que me ajuda a manter o blog ativo!

Cabelo cacheado saudável inspiração

4 – Truque de amassar os fios para definir os cachos

Essa dica é para quem está em transição capilar ou tem um cabelo que nem o meu: não fica completamente cacheado, ou cachos têm dificuldades em se manterem bem definidos.

Experimente, logo após lavar e pentear os cabelos, fazer movimentos pressionando o cabelo a partir das pontas em direção à raiz, amassando os fios de baixo para cima, isso ajuda os seus cachinhos a ficarem mais defindos.

Mas cuidado, não exagere e nem amasse demais, o seu cabelo pode ficar inchado (a não ser que você goste de usar ele assim ;] ).

Eu gosto de fazer isso também nos dias seguintes após lavar o cabelo, passo creme de pentar ou umectante capilar nos fios secos e vou amassando, assim os cachinhos ficam mais bem feitinhos, renovados.

Cabelo cacheado corte inspiração

5 – Ao dormir, amarre o cabelo em um coque abacaxi

Um dos maiores desafios para quem tem cachos que se desmancham facilmente é mantê-los bonitos no dia seguinte, o “day after”.

Amarrar o cabelo em um rabo de cavalo bem no alto da cabeça, deixando como se fosse uma coroa de abacaxi (daí o nome do coque haha) ajuda muito nessa missão, pois assim, os cachos não bagunçam ao longo da noite ao ficarem se esfregando no travesseiro.

O coque abacaxi ajuda também a evitar que o cabelo embarace ou embole.

Pra terminar…

Viu como tem vários modos de deixar o seu cabelo do jeito que você quer? Basta ter um pouco mais de cuidado e usar os produtos certos, além dos truques adicionais que ajudam a manter os cachos lindos.

Você tem outros truques e dicas para cabelos cacheados? Ou tem alguma dúvida sobre o post? Deixe nos comentários! 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]