4/30/2017

Resenha de livro: Mestre Gil de Ham

Quase não saía, mas aqui está a resenha de livro desse mês xD E o livro desse mês é mais um de Tolkien, acho que vou ter que criar o marcador específico "Tolkien", pois eu já falei sobre alguns livros dele por aqui e ainda vou falar sobre outros, pois a minha coleção de livros desse autor fantástico só aumenta haha

O livro Mestre Gil de Ham, assim como Roverandom (que já resenhei por aqui), é mais uma obra criada por Tolkien para entreter os filhos dele. Trata-se de uma história de leitura leve e divertida sobre um fazendeiro inglês que se sobressaiu graças à um incidente de sorte. Continuem lendo para saber mais a respeito, e não se preocupe pois não há spoilers aqui! ;)
Resenha do livro Mestre Gil de Ham do autor J. R. R. Tolkien

Sinopse disponível no livro

Em uma das orelhas do livro (aquelas abas que se dobram para dentro da capa e que muita gente usa para marcar páginas) tem a seguinte sinopse da obra Mestre Gil de Ham:

"Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-Cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.
O livro que eu tenho é a segunda edição publicada pela editora WMF Martins Fontes e possui 102 páginas.

Veja resenha de outros livros de Tolkien também clicando aqui (O Hobbit, tem inclusive 'comparação' com o filme) e aqui (resenha do livro Roverandom).

Minha opinião sobre o livro Mestre Gil de Ham

A primeira coisa que me surpreendeu ao ver o livro foi o tamanho, tão fininho (eu não tinha visto a quantidade de páginas no site quando comprei hahaha). E eu li ele tão rápido que fiquei triste, pois a história é encantadora (isso soou meio artificial, mas é um sentimento sincero, gente, juro!).

Os personagens são daquele tipo que você torce por eles (ou não), e o Mestre Gil deixa a gente sempre surpreso devido às suas ideias imprevisíveis e aventuras extraordinárias. O cãozinho dele é super engraçadinho, um elemento importante da história, haja vista que, como diz na sinopse, é ele quem ajuda na grande mudança que houve na vida do Mestre Gil.

O humor é presente na obra de modo que torna a leitura agradável e divertida mas sem torná-la superficial ou bobinha, e eu amo livros assim, especialmente quando estou à procura de distrações. Algumas passagens são tão engraçadas que eu começava a rir que nem uma doida quando estava no ônibus (é um dos poucos momentos do dia em que eu posso ler durante o período de aulas na faculdade).

Essa segunda edição tem duas versões da história: a versão que foi publicada ainda em 1949, mais sofisticada e de escrita mais clara, e a versão original, que havia sido contada por Tolkien para diversão dos seus filhos. O livro conta ainda com uma pequena continuação do que ocorre após o que foi relatado na história.

No mais, é mais um daqueles livros que dá vontade de ler de novo só pela graciosidade da história, que é surpreendente e deixa saudades quando a gente termina de ler. Para comprar o livro, basta clicar no link abaixo, ele é bem baratinho e vale muito a pena adquiri-lo para ter na coleção:



Até o próximo post, espero que tenha gostado da resenha! :)