z35W7z4v9z8w Resenha de livro: Ed e Lorraine Warren - Demonologistas - Um toque de framboesa

Resenha de livro: Ed e Lorraine Warren - Demonologistas

Faz tempo que não resenho livros por aqui, não é mesmo? Por isso, para compensar esse tempo todo sem esse momento de resenha tão especial para mim por aqui, trouxe a resenha de um livro incrível e que pode saciar (e muito!) a curiosidade de quem gosta de terror e quer saber "os bastidores" de histórias famosas como Amityville, a boneca Annabelle e outros casos paranormais em que os Warren trabalharam e que viraram filmes!

Escrito por Gerald Brittle em 1980 e publicado no Brasil pela primeira vez em 2016 pela Editora Darkside, o livro conta os casos mais extraordinários dos demonologistas leigos mais famosos da atualidade, especialmente devido ao lançamento de filmes de sucesso baseados em casos estudados pelo casal, como Horror em Amityville, a sequência de filmes Invocação do Mal e os filmes Annabelle.
Resenha do livro Ed e Lorraine Warren - Demonologistas, que relata histórias de terror famosas como Annabelle e Invocação do Mal

Sinopse do livro "Ed & Lorraine Warren - Demonologistas"

Veja a sinopse disponível no site da Amazon:
Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral. Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.
“Minha pesquisa foi totalmente baseada em Ed & Lorraine Warren: Demonologistas.” — Vera Farmiga 
“É o livro mais assustador que já li.” — James Wan, diretor de Invocação do Mal 2
O livro publicado no Brasil pela Editora Darkside em outubro de 2016 é a primeira edição da obra por aqui, e é simplesmente lindo: capa dura com efeito de papel pergaminho antigo, páginas feitas com papel de boa qualidade, folhas de rosto lindíssimas com ilustrações. O livro ainda vem com uma foto da boneca Annabelle original e um marca-páginas de tecido daquele tipo vermelhinho clássico. Enfim, o livro é um luxo e de acabamento excepcional!
Resenha do livro Ed e Lorraine Warren Demonologistas e foto da folha de rosto, do marcador de páginas e da boneca Annabelle

Um pouco sobre Ed e Lorraine Warren

Ed Warren nasceu em Connecticut, Estados Unidos, em  setembro de 1926 e desde criança já tinha experiências paranormais, enquanto Lorraine, nascida em janeiro de 1927, descobria que o seu dom de clarividência era excepcional quando tinha 12 anos de idade. Eles se casaram aos 18 anos de idade e começaram se dedicando à pintura na década de 1940, depois que Ed retornou do serviço prestado à Marinha durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente, eles pintavam casas mal-assombradas e vendiam os quadros, até que, com o tempo, começaram a investigar esses casos e ajudar as pessoas que viviam nesses locais a se livrarem do que as perturbava.

O casal de investigadores paranormais ficou conhecido somente na década de 1970, depois de trabalhar em alguns casos de repercussão, inclusive um que envolvia o Exércitos dos Estados Unidos. Ed, que faleceu em 2006, era o único demonologista leigo (ou seja, que não é um padre ou membro do clero) reconhecido pela Igreja Católica Apostólica Romana. Lorraine Warren ainda é viva e, ocasionalmente, faz participações em programas de TV sobre investigação paranormal.


Foto do casal Ed e Loraine Warren no livro Demonologistas, que conta casos (famosos e outros) nos quais o casal trabalhou

O que eu achei do livro

As primeiras impressões (sim, tiradas pela aparência do livro, pois é inevitável, né haha) já foram ótimas, só de ver como o livro foi bem feito: as páginas não cansam as vistas, já que são feitas daquele papel mais amarelado e a fonte não é pequena, além disso, o livro é bem ilustrado com fotografias dos casos mostrados disponibilizadas pelo casal.

A leitura é bem fluida, com linguagem fácil, as narrações são bem estruturadas com explicação dos termos mais específicos, inerentes aos estudos paranormais, então você não vai se sentir perdida(o) enquanto lê. Os casos relatados incluem a história de Amityville, que originou livro e um filme baseado neste, o caso mostrado no filme Invocação do Mal 1, o famosíssimo caso da boneca demoníaca Annabelle, e outros que não são muito famosos mas são até mais assustadores do que esses!

Além do relato de casos, o casal explica o que são os diversos fenômenos paranormais, por exemplo, como se dá a aparição de fantasmas, como ocorrem os processos de infestação, opressão e possessão demoníaca (sim, são 3 fenômenos diferentes, embora só este último seja conhecido de modo mais amplo pela maioria das pessoas), as diferenças entre espíritos humanos e inumanos, o que pode atrair demônios e fantasmas para perto da nossa casa e como evitar a presença perturbadora do maligno em nossas vidas.
Resenha sobre o livro Ed e Lorraine Warren Demonologistas, repleto de casos de terror que viraram filmes, como a boneca Annabelle, o caso de Amityville, do filme Invocação do Mal e outros
Os Warren, que eram católicos, contam ainda como levam a vida e a fé enquanto lidam com tantos seres negativos e perigosos, que várias vezes já colocaram suas vidas em risco. Ainda explicam como mantêm um "museu" com artefatos colhidos de casos em que trabalharam e porque eles guardam esses objetos, além de cuidados tomados enquanto eles ficam guardados.

No geral, é um livro excelente para quem tem interesse em assuntos paranormais, mais especificamente, a demonologia. Mas ATENÇÃO: eu NÃO recomendo esse livro para quem é muito sensível com relação a esse tipo de assunto. Muitas pessoas tendem a subestimar o livro, por achar que "já que é só ler" não deve ser tão perturbador quanto o filme, mas não é bem assim, o livro pode afetar tanto (ou até mais, digo isso com base em casos que já vi pessoalmente) quanto filmes de terror!

Caso você queira adquirir o livro, basta clicar na imagem abaixo: