Dica de viagem: as lindas praias de Prado

Quem aí gosta de viajar? Ultimamente muita gente gosta de pegar a mala e sair passeando por aí, principalmente para destinos internacionais. Mas o Brasil também tem lugares lindos para visitação, e hoje eu vou falar sobre as praias maravilhosas de Prado.

Prado é uma cidade localizada na Costa das Baleias, região litorânea da Bahia que, além de ter praias lindas, recebe baleias e golfinhos em determinadas épocas do ano devido à agradável temperatura da água e condições ideais para reprodução.

Continue lendo o post para ver mais detalhes e outras fotos!

  • Se você gosta de viajar, veja o checklist de viagem para baixar gratuitamente que eu disponibilizei neste post aqui. É o checklist que eu uso para me organizar antes de viajar e levar somente o essencial, sem esquecer nada ou levar excessos.

Uma curiosidade sobre Prado: a frota de Pedro Álvares Cabral desembarcou primeiro por lá, no Rio Caí, ao chegar nas terras brasileiras, tanto que lá perto também tem o Parque Nacional do Descobrimento.

Com relação às praias, em ir muito longe de Prado já se encontra algumas praias bonitas, mas a que eu mais gostei foi a praia da Paixão, que se encontra a 13km de distância e estava com a água limpa e muito tranquila no dia em que eu fui.

Além disso, por lá tem as falésias (formações de terra que erodiram pela ação do mar), que formam uma paisagem linda. Já na estrada é possível parar sobre as falésias e ter uma boa vista da região, veja fotos abaixo.

Vista do alto das falésias em Prado, Bahia
Vista do alto das falésias em Prado. Não é lindo ver o mar do alto e as falésias adiante?
Praia da Paixão em prado, Bahia
A Praia da Paixão em Prado, onde é possível ver as falésias de perto.

Na Praia da Paixão também se encontra uma ossada de uma baleia que encalhou recentemente. Eu não quis tirar foto, mas admito que achei interessante ver uma ossada de tamanho tão grande.

Infelizmente, nos últimos meses uma quantidade considerável de baleias tem encalhado e morrido nas praias da região, uma tristeza!

A 10 km de distância de Prado fica a praia mais linda que eu já vi, de todas que já visitei: a Praia de Guaratiba. Lá a areia é clara, o mar é limpo, tem uma faixa de areia acompanhada de grama e coqueiros em alguns trechos.

Na praia de Guaratiba também tem um riacho com um trecho cheio de plantas aquáticas com flores lindas, e um lago com uma casinha de madeira sobre ele, mas infelizmente eu perdi a maioria das fotos que tirei de lá 🙁

Praia de Guaratiba em Prado
Vista da Praia de Guaratiba sob um dos coqueiros. Eu estava deitada na grama curtindo a paisagem 🙂

Para quem gosta de curtir também a cidade, no centro tem o famoso Beco das Garrafas, que estava muito movimentado devido aos restaurantes que oferecem várias iguarias da culinária baiana, além de música ao vivo.

Também tem no centro aquelas lojas que vendem lembrancinhas, roupas, sapatos e etc., e quiosques que vendem os mais variados tipos de comida. Eu visitei a cidade nesse feriado de Outubro e tive sorte de chegar na época do Festival Gastronômico (se não me engano, ele acontece anualmente).

Beco das Garrafas, onde há muitos restaurantes excelentes que geralmente ficam lotados
na época do festival gastronômico de Prado.

Além disso, no centro de Prado tem uma igrejinha católica antiga muito linda, a igreja Nossa Senhora da Purificação. No dia de Nossa Senhora Aparecida a igreja ficou lo-ta-da, tinha muita gente assistindo à Santa Missa até mesmo do lado de fora da igreja.

Dizem que, normalmente, mesmo em dias comuns, lá já enche muito, então se for assistir à Santa Missa chegue lá mais cedo se quiser um lugar para sentar, ok?

Igreja Nossa Senhora da Purificação em Prado
Igreja Nossa Senhora da Purificação, localizada no centro de Prado

Com relação à observação de baleias, para isso é preciso contratar um serviço de barco lá mesmo. Lá também tem regiões de coral lindas para observação, mas infelizmente eu não tive tempo de fazer esse tour.

Caso queira informações de cidades e praias vizinhas ou informações com roteiro de viagem pela região, indico o site neste link aqui, tem muitas informações e fotos por lá.

E aí, deu vontade de pegar as malas e ir lá visitar? 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.