Resenha de livro: O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O livro do mês é uma obra incrível de H. P Lovecraft que eu li já há um certo tempinho, mas havia esquecido de postar por aqui (perdoem-me, já expliquei mil vezes e repito: a reta final da faculdade não é fácil).

O livro é Chamado de Cthulhu e Outros Contos, que conta com vários contos clássicos do autor além do famosíssimo conto de Cthulhu, um monstro inventado por Lovecraft e que é uma figura de grande fama no cenário nerd e geek atualmente.

Resenha e sinopse do livro "O chamado de Cthulhu e outros contos" de H. P. Lovecraft

Sinopse do livro “O Chamado de Cthulhu & outros contos”

Na página do livro (a mesma edição que eu li) na Amazon*, tem a seguinte sinopse:

O conto que dá nome à coletânea é um dos grandes clássicos do horror do século XX. O livro reúne ainda outros seis textos, escritos ao longo da vida do autor, desde sua estreia literária com “Dagon” até pouco antes de sua morte. Contém o inédito “A música de Erich Zann”, considerado pelo próprio Lovecraft um de seus melhores escritos. No apêndice, o leitor encontrará ainda uma carta do escritor ao amigo R.Michael, em que fala sobre sua personalidade e sua vida, e um artigo em que discute o método que empregava na criação de seus contos.


O livro possui 155 páginas, foi publicado pela Editora Edra e possui os seguintes contos de Lovecraft, além da “Carta a R. Michael” e “Notas sobre a escritura de contos fantásticos” mencionada na sinopse:

  • Dagon
  • Ar frio
  • O que a lua traz consigo
  • A música de Erich Zann
  • O modelo de Pickman
  • O assombro das trevas
  • O chamado de Cthulhu

Minha opinião sobre este livro


Ao iniciar a leitura, fiquei com um pé atrás pois, apesar dos contos de Lovecraft serem suuper famosos, estava achando um pouco maçante e dava uma certa preguicinha de ler… rsrs

Fiquei eeeras lendo o primeiro conto (ok, exagerei um pouquinho haha), e me perguntei se tinha algo de errado comigo ou se o livro era mesmo chato.

A partir do segundo conto, já comecei a me habituar com o estilo de escrita do autor e a apreciar mais a história, prestando mais atenção no que eu estava lendo. Sei lá, mas acho que tenho probleminhas com escritores famosos demais, com os “Contos de Imaginação e Mistério” de Edgar Allan Poe eu tive o mesmo problema.

Introdução do livro "O Chamdo de Cthulhu", do famoso escritor de contos de terror H. P. Lovecraft

Geralmente, crio muita expectativa e/ou ideias errôneas sobre a obra e acabo frustrando por não ser aquilo que pensei. Mas isso não significa que o livro seja ruim, como eu disse, creio que o problema seja comigo, não com os livros rsrs.

Os contos desse livro são ótimos e alguns realmente dão MUITO medo. Gente, Lovecraft É o mestre do terror!

Mesmo com histórias surreais e situações completamente descabidas (como no conto “A música de Erich Zann”, ele é ótimo mas é bem surreal), o medo não passa despercebido. Toda hora eu me pegava pensando no que tinha acabado de ler e olhando ao meu redor para ver se estava tudo ok hahahahaha.

O chamado de Cthulhu e outros contos livro de H. P. Lovecraft resenha
Uma outra edição do livro
com alguns contos diferentes
Clique na imagem para comprar*

E não é a toa que o conto sobre Cthulhu é um clássico do horror: novamente, trata-se de algo bem distante da realidade, mas a capacidade de descrição de paisagens e sensações que o autor consegue fazer deixa aquele incômodo…

Minha conclusão sobre o livro ‘O Chamado de Cthulhu e Outros Contos’

Página inicial do famoso conto de terror "O Chamado de Cthulhu", de H. P. Lovecraft
No geral, posso resumir assim: o autor escreve até bem, tudo é muito bem descrito e o estilo de escrita dele é bem claro. As histórias prendem a atenção o bastante pra gente perder a noção do tempo e, quando assustar, já estar arrependida de ter terminado o livro tão rápido rsrs

Você já leu esse livro? Indica algum outro de H. P. Lovecraft? Comente, estou muito animada para conhecer mais obras do autor e vou amar receber sugestões! 🙂

Para ler uma amostra grátis do livro, clique aqui*.

*Link afiliado. Isto significa que se você adquirir o produto, eu ganho uma pequena comissão sem custo adicional para você e que me ajuda a custear as despesas do blog.

2 Comments

  1. Ótimo, muito bom seu site e o livro! Parabéns e muito sucesso e dinheiro na sua vida!
    Ass:Caduzinho 14 anos!

    1. Também gosto bastante desse livro, Lovecraft é incrível!
      Muito obrigada!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]