16.6.18

5 dicas simples para deixar o seu cabelo mais bonito

Às vezes a gente simplesmente cansa de investir tanto no cabelo e não ver resultado, não é mesmo? Pois saiba que é possível deixar o cabelo mais bonito sem precisar gastar tanto tempo e dinheiro!

Para te ajudar nessa busca capilar, hoje eu compartilho aqui dicas simples que servem para todo mundo, para todos os tipos de cabelos, e que poderão mudar o visual do seus fios sem neura! Continue lendo para ver as dicas.
Veja dicas para deixar o seu cabelo mais bonito sem esforço
Quando a gente cuida do cabelo, a gente espera que ele vá ficar lindo logo de cara, e que essa beleza dure. Não tem sensação pior em questão de beleza do que lavar o cabelo em um dia e, ao acordar no dia seguinte, ver que aquela lindeza toda do dia anterior já se foi!

Se isso acontece com você com muita frequência, provavelmente você está fazendo algo de errado com o seu cabelinho... Veja a seguir algumas dicas e descubra o que pode estar acontecendo. De quebra, aprenda a deixar o seu cabelo mais bonito sem se esforçar tanto (ou gastar rios de dinheiro)!Aprenda algumas dicas simples para deixar o seu cabelo mais bonito e saudável

1 - Encontre o tratamento adequado para o seu tipo de cabelo

Já ouviu aquela frase "cada cabelo, uma sentença"? Pois se não ouviu, já está ciente da verdade que esta frase traz! Não adianta usar produtos e tratamentos ideais para cabelos lisos quando o seu cabelo é chacheado, ou tratamentos para cabelos oleosos quando o seu é ressecado, ou insistir naquele tratamento que deu certo com fulana mas que no seu nunca fica bom, e por aí vai...

Encontrar o tratamento ideal para o seu cabelo exige certo tempinho de testes e experimentos, mas depois disso, você passa a conhecer melhor os seus fios e a cuidar deles do modo adequado. Neste post sobre Dicas de como montar o seu cronograma capilar eu ensino, além de dicas para fazer o seu cronograma, como descobrir as necessidades do seu cabelo.

Assim, sabendo o que o seu cabelo precisa, fica muito mais fácil saber também qual tratamento usar e diminuem as chances de você perder tempo (e produtos, e dinheiro rsrs) com tratamentos ineficazes.

2 - Não exagere no uso de químicas capilares

Não tem jeito, quem quer ter um cabelo lindo precisa, de preferência, manter-se longe das químicas. Ou, pelo menos, utilizá-las o mínimo possível.

Por exemplo: se você usa escova progressiva ou outro tipo de alisamento, pois gosta do seu cabelo lisinho, evite descolorir. Sabia que, dependendo da química, seu cabelo pode até cair se aplicar descolorante?

Misturar químicas é sempre um risco muito alto, e o preço disso geralmente não é pouco... pode custar muito dinheiro ou até mesmo a própria existência do seu cabelo!

E X T R A :  Para quem tem os cabelos descoloridos, aqui vai um post cheio de dicas ótimas para deixar o cabelo sempre divo e saudável: 10 dicas de cuidados com cabelos descoloridos
Saiba o qeu fazer e o que evitar para ter um cabelos mais bonito

3 - Não use processos mecânicos com muita frequência

Falei grego? Rsrs Bem, eu explico: processos mêcanicos são, por exemplo, o uso de chapinhas e secadores, que alisam os cabelos mecanicamente.

O calor desses aparelhos prejudica seriamente a manutenção de água nos fios, causando ressecamento. Se o seu cabelo tiver química, os efeitos podem ser aidna piores: quebra, queda excessiva, pontas duplas e etc.

Use esses aparelhos com menor frequência ou, se precisar usar, faça também tratamentos frequentemente. Assim, você repõe nos fios o que els perdem ao serem alisados ou enrolados (no caso de quem usa modeladores de cachos ~ vulgo babyliss ~).

Um tratamento que é personalizável para o seu tipo de cabelo e que pode ser feito por todo mundo (já que você aplica o que o seu cabelo mais precisa) é o cronograma capilar, que já falei tanto por aqui.

4 - Aposte nos produtos naturais

Chega de usar esses produtos cheios de parafina, petrolato e óleos minerais nos cabelos! Ou utilize o mínimo possível.  Infelizmente, estes ingredientes são muito comuns em cosméticos, tanto em maquiagens quanto produtos capilares. Mas eles não são nada bons: nos fios, eles impedem a absorção de nutrientes e mascaram a falta de nutrientes quando utilizados!

Não adianta fazer o cronograma capilar diretinho se você só está lotando seus fios com estes ingredientes inúteis, que não tratam efetivamente. Sabe aquele efeito de cabelo mal tratado no dia seguinte ao uso de um creme, aquela sensação de que a hidratação não durou? Isso é coisa dos petrolatos e afins!

Os melhores ingredientes são os naturais, e não digo isso por ser ativista dos produtos orgânicos (pois não sou, também uso cosméticos industrializados, por isso sempre leio os ingredientes no rótulo), mas sim porque eles são os que funcionam melhor.

Meu cabelo sempre fica mais bonito quando aplico receitas naturais de hidratação e nutrição, e o efeito do tratamento é duradouro, o cabelo fica sempre saudável, não sai no dia seguinte!

Veja também: Os benefícios dos óleos naturais para os cabelos

E X T R A :  para quem quer saber mais sobre o quanto os petrolatos e os silicones são nocivos para os cabelos, recomendo este post de um outro blog.
Veja estas dicas e aprenda a deixar o seu cabelo mais bonito sem precisar se esforçar tanto ou gastar muito dinheiro

5 - Utilize corretamente os produtos capilares

A máscara diz para você deixá-la por até 10 minutos no cabelo, mas você deixa meia hora? O descolorante ou a tinta diz o tempo máximo que pode agir nos fios, mas você simplesmente ignora e deixa o dobro do tempo? Por favor, pare com isso!

Especialmente quando se trata de químicas capilares, o uso incorreto dos produtos é muito nocivo para os seus fios! E não adianta dizer que já faz isso há um tempão e nunca deu errado, pois uma hora vai dar! Isso não é praga, gente, isso é apenas consequência. Se o produto diz que deve ser deixado por somente 10 minutos nos fios, deixe por apenas 10 minutos e pronto!

Já acompanhei pessoalmente casos de pessoas que achavam que estavam ajudando o cabelo deixando determinado produto por horas, contrariando as instruções da embalagem e... deu errado! Muito errado! Vamos usar os produtos capilares direitinho? Mal não faz, e isso já é uma vantagem! ;)

Concluindo...

Cada cabelinho, uma forma de cuidar; cada tipo capilar, uma peculiaridade. Mas uma coisa é geral pra todo mundo: é possível sim deixar os cabelos mais bonitos por mais tempo, deixá-los saudáveis e bem tratados. Para isso, você tem que saber o que ele precisa, não negligenciar os cuidados e não abusar daquilo que o danifica!

E então, vamos colocar as dicas em prática? Pode tirar as dúvidas e dar sugestões nos comentários, vamos nos ajudar nesta missão! :D

Veja abaixo um resuminho das 5 dicas e compartilhe no Pinterest:
Quer saber como ter um cabelo lindo sem muita neura? Veja estas 5 dicas simples de como deixar o seu cabelo mais bonito!