Decoração minimalista: aprenda as características dessa tendência

A tendência é o uso de móveis mais funcionais.

Saiba quais são as características da tendência de decoração minimalista

Ao adquirir um dos muitos imóveis a venda em Curitiba, seja eles novos ou usados, é preciso imprimir na sua nova casa seu estilo pessoal. Buscar pela decoração ideal que atenda as suas necessidades e as características da sua personalidade é a sua missão desde o momento que você pega as chaves da casa nova.

Alguns estilos estão se tornando tendência de decoração, entre eles está o minimalista, que busca preencher os ambientes da casa usando tonalidades mais claras e buscando um clima mais intimista para os espaços.

Mas afinal, você sabe o que é uma decoração minimalista e quais são as principais características desse estilo?

Para te ajudar a entender como funciona essa decoração, separamos algumas dicas e características importantes para criar ambientes minimalistas. Vamos lá?

O que é a decoração minimalista

Muitos aptos a venda em Curitiba já estão decorados de acordo com o gosto dos seus proprietários anteriores. Se a opção for pela compra de um imóvel usado, é fundamental retirar todos os vestígios dos moradores anteriores e começar a sua decoração do zero.

Quero imprimir um estilo minimalista na minha decoração, mas estou na dúvida se estou seguindo o estilo certo. Se esse for o questionamento que está passando pela sua cabeça, vamos começar esclarecendo os conceitos.

O estilo minimalista busca a elegância e refinamento através de cores e ambientes mais clean. Em geral, a base de cores é clara e são agregados outros tons que não sejam tão chamativos.

A busca é pela criação de cores que promovam a sensação de aumentar o ambiente e trazer mais aconchego aos moradores da casa.

A decoração minimalista segue um ditado popular bastante conhecido: “menos é mais”. A composição dos ambientes deve ser pensada de acordo com a funcionalidade dos objetos e não somente a beleza.

Diante do conceito de minimalista, vamos as principais características que devem ser levadas em consideração na hora de criar uma decoração nesse estilo.

Pensando na iluminação

Em uma decoração seguindo o estilo minimalista a luz natural tem papel fundamental, principalmente por trazer harmonia, aconchego e frescor aos ambientes da casa.

A casa precisa ser completamente iluminada pela luz natural, ou seja, todos os ambientes devem ser beneficiados por essa iluminação.

Alguns elementos podem ajudar a melhorar essa captação de luz, como pequenos vãos entre os ambientes e o uso de cores claras e neutra nas paredes e pisos.

A luz artificial também pode contribuir para compor a sensação dos ambientes. Ela não deve ser a principal, mas pode somar em pontos específicos como na sala de estar, para a leitura de um livro, por exemplo.

Para criar um ambiente mais cênico, a luz artificial deve ser pensada de forma diferente para cada cômodo e suas necessidades.

Inspiração de paleta de cores para decoração de sala de estar com tendência minimalista

Criando uma paleta de cores agradável

A escolha das cores é fundamental para definir uma decoração minimalista. O uso de palhetas com tons claros ou brancos é uma característica bastante importante para esse estilo.

O branco pode ser considerado a cor principal para quase todos os ambientes da casa. Essa preferência se deve a estética da decoração, já que ela funciona naturalmente como um difusor da iluminação solar que entra nos ambientes.

A paleta de cores pode transitar por outros tons que cheguem a cor preta, por exemplo. A combinação é fundamental para imprimir as características pessoais ao estilo e dar ambiente um tom mais harmonioso para sua casa.

O clima também deve ser levado em consideração na hora da escolha das cores. Por exemplo, as pessoas que buscam por casas a venda em Curitiba e RegiãoMetropolitana sabem que a temperatura é mais baixa e as pessoas tendem a sofrer mais com o frio.

Se as cores usadas na casa forem totalmente claras, isso pode trazer um ar ainda mais de frio e promover sensações mais depressiva. Por isso, é importante pensar em uma combinação de cores que traga vibração e alegria para sua casa.

Decoração minimalista com objetos pequenos e simples

Veja o post sobre pintura, com dicas para harmonizar ambientes e valorizar seu imóvel, clicando neste link.

O mobiliário sem sobrecarregar o ambiente

Ao buscar por uma decoração minimalista os móveis da casa devem ser pensados por sua funcionalidade. Os sofás e mesas devem obedecer às necessidades de espaço dos moradores.

Além disso, as cores seguem tonalidades mais claras e neutras, dispensando por exemplo estampas e bordados. Os tapetes são de cores únicas, ou até mesmo, com listras em sobreposição de cores neutras.

As luminárias, por exemplo, devem ser menores e com a função de ajudar na iluminação do ambiente. As lâmpadas usadas são de luz branca e não as fluorescentes, que tem uma tonalidade mais amarelada.

Papéis de parede e texturas são aplicadas, mas seguindo a máxima de cores e possíveis estampas que não sejam tão chamativas, apenas que representem o gosto pessoal dos moradores.

Os móveis devem estar dispostos de maneira que não sobrecarreguem os ambientes e que não dificultem a circulação das pessoas. De maneira geral, em uma sala de estar por exemplo, são utilizados o sofá, rack, mesa de centro, uma luminária e possível móvel para colocação de revistas ou objeto decorativo.

Em um quarto, por exemplo, a cama, armário e os criados mudos são os principais itens que devem compor o ambiente.

O estilo minimalista trabalha na linha de o que não é necessário não precisa estar visível na decoração.

Inspiração de móveis para decoração minimalista

A organização da casa também deve ser pensada

Principalmente em espaços pequenos, a organização do ambiente deve ser levada a sério. Os itens que compõem o ambiente devem seguir a regra da funcionalidade, qualidade e beleza. Se não se enquadra nesses fatores, o objeto não precisa estar a mostra na decoração minimalista.

O resultado é um ambiente visualmente limpo, sem excessos, harmonioso e bem organizado. Isso é considerado um espaço clean em todos os sentidos para uma pessoa que busca uma decoração minimalista.

Gostou deste texto sobre as características da decoração minimalista? Então aproveite e compartilhe este post com os seus amigos através das suas redes sociais, assim todos podem entender como funciona este estilo tão interessante!

– Fonte das imagens: Pexels e Unsplash, editadas por mim mesma.
– Post escrito pela equipe do site Chaves na Mão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.