5 dicas para se organizar melhor com o Bullet Journal

Bullet Journal não é um assunto muito frequente, mas eu já falei sobre isso em outros posts daqui do blog. Se você ainda não conhece essa feramente de organização, você precisa saber mais a respeito, especialmente se sentir que precisa de uma mãozinha para se organizar melhor!

Continue lendo para ver as dicas que eu tenho, e que valem também para quem já usa o BuJo, mas ainda têm algumas dúvidas ou dificuldades.

Veja dicas e conselhos que aprendi na prática para se organizar melhor com o bullet journal

Para quem ainda nunca ouviu falar sobre bullet journal (ou até ouviu, mas ainda não sabe direito o que é), antes de ver as dicas que vou passar agora recomendo ver o post linkado abaixo, onde explico melhor sobre o BuJo:

Como vou me organizar em 2017

Já conhece bem o bullet journal? Veja as dicas a seguir que, espero, vão ajudar você a tirar ainda melhor proveito dessa ferramenta!

Essas dicas eu aprendi ao longo do meu tempo de uso do BuJo (comecei a usar em 2017), e resolvi compartilhar, pois facilitaram muito minha vida e creio que você ajudar outras pessoas também!

Veja estas dicas para você não falhar na organização com o seu bullet journal
Fonte: Photo by gabrielle cole on Unsplash

Dicas para não falhar na organização com o Bullet Journal

1 – Anote sucintamente

Anote o essencial, sem perder tempo anotando tudo o tempo todo. Lembre-se que o sgnificado do bullet journal é um diário em tópicos. Assim, você economiza tempo (e, se for uma necessidade, economiza espaço também do seu caderninho), e o bujo já vai cumprir uma de suas funções: a praticidade.

2 – Coloque quantas seções você precisar

Precisa de lista de aniversários do ano, livros lidos, wishlist e uma seção de controle de gastos? Então coloque tudo isso, e na ordem que fica melhor para você! Não precisa de lista de ideias nem de contatos? Então não coloque! Só coloque o que você precisa ou quer colocar!

E essa é uma das coisas que eu mais gosto no bullet journal: sou eu quem coloco somente o que eu preciso, do jeito que quero e na ordem que eu considero ideal. Desconheço agendas prontas tão personalizadas assim!

Veja Também: Meu planner 2019 e dicas de organização

Saiba como você pode se organizar ainda melhor usando o bullet journal
Fonte: Photo by The Journal Garden | Vera Bitterer on Unsplash

3 – Rastreie seus hábitos

O rastreio de hábitos permite a você ver um panorama do que precisa ser melhorado e do que tem funcionado na sua rotina.

Precisa estudar todos os dias, por exemplo? Na primeira página do mês, faça quadradinhos correspondentes a cada dia do mês e vá colorindo esses quadradinhos nos dias em que você fizer a tarefa. Se no final do mês você ver que deixou de cumprir sua tarefa na maioria dos dias, então já sabe que algo precisa ser mudado (ou seu método de estudo, ou sua rotina e etc., aí já é com você).

Claro que o rastreio de hábitos não é só para estudos, pode ser também exercícios físicos, leitura, alimentação saudável e tudo o mais que você quiser rastrear diariamente (tem gente que observa até a quantidade mínima de água por dia).

VEJA TAMBÉM: Minha experiência com o Bullet Journal

4 – Identifique melhor cada tipo de tarefa

Use códigos de cores para anotar cada tipo de tarefa; eu uso quatro cores:

  • preto, para tarefas e eventos relacionados à faculdade (ex.: “trabalho de eletromagnetismo“, “palestra“);
  • azul claro, para tarefas e eventos pessoais (ex.: “aniversário da avó“, “arrumar o quarto“);
  • roxo, para leituras, assuntos e estudos diversos (ex.: “minicurso de Literatura“, “finalizar leitura de tal livro“);
  • verde, para tudo que for relacionado ao blog (ex.: “postar no Instagram“, “escrever tal post“).

Eu sei que nem tudo funciona para todo mundo, então vá testando e veja o que é melhor para você. O uso de 4 cores funciona muito bem comigo (pra não perder tempo, uso uma caneta de 4 cores, ao invés de 4 canetas separadas, eu perderia demais se tivesse que que trocar de caneta toda hora).

Organize-se melhor com o bullet journal, veja 5 dicas que podem ajudar a otimizar seu tempo
Fonte: Photo by Estée Janssens on Unsplash

5 – Simplifique seus layouts

Você não precisa fazer layouts super trabalhados, especialmente se não tiver tempo pra isso (eu na vida). Layouts minimalistas deixam o aspecto do bullet journal bastante organizado e limpo, o que facilita a visualização das tarefas. Menos é mais, não é mesmo?

Mas é claro que se você gosta de fazer colagens, desenhar bastante e fazer layouts super trabalhados e tem condições de fazer isso, então fique à vontade para continuar fazendo!

Tem alguma dica especial para organização com bullet journal? Ainda tem dúvidas a respeito? Deixe nos comentários, vou ficar muito feliz se puder ajudar! 🙂

VEJA TAMBÉM: Cinco ideias fáceis para Planner decorado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.