5.10.18

Pintura: dicas para harmonizar ambientes e valorizar seu imóvel

Imóveis podem se tornar bem valorizados pela influência de vários fatores que vão muito além do tamanho e da localização, por exemplo. Entre os fatores que devem ser levados em conta, estão a pintura e a harmonia que a mesma é capaz de proporcionar aos ambientes.

Na maioria das vezes, quando pensamos em renovar os espaços de um imóvel, temos a tendência de nos atentarmos apenas para os valores dos orçamentos referentes aos custos desse processo, sem tomar os devidos cuidados em relação à harmonização dos espaços.

Muita gente nem faz ideia disso, mas uma simples mudança de cor na parede já pode dar a um ambiente a renovação necessária sem muito segredo e trabalho.
Veja estas dicas de pintura para harmonizar ambientes e valorizar seu imóvel
É por isso que, na hora de escolher a cor certa da tinta, é preciso levar em consideração alguns critérios como o tipo de superfície (madeira, alvenaria ou metal), o tipo de acabamento desejado (acetinado, fosco ou brilhante) e se o ambiente é externo ou interno.

Escolher uma cor em cartelas de cores repletas de opções pode parecer difícil mas, para te ajudar nessa tarefa, confira algumas dicas de harmonização de ambientes e valorização de imóveis por meio da pintura dos espaços.


Ambientes internos


Para os ambientes internos dos imóveis, busque tonalidades que possam criar uma harmonia com a decoração e com os móveis. Se você observar essa lista com vários tipos de kitnet para alugar, poderá ver alguns bons exemplos de como ousar em ambientes internos.

Para quem gosta de espaços únicos e convidativos, uma dica é usar duas ou mais cores em um só ambiente, destacando uma das paredes com uma cor escura e as demais com uma tonalidade leve.

Para o hall de entrada, use cores ousadas e alegres. Lembre-se que o ambiente é como se fosse o cartão de visitas da sua casa.

Banheiros devem passar a impressão de limpeza e higiene, por isso opte por tons claros nesses espaços.

Veja estas dicas de pintura e saiba como harmonizar ambientes e valorizar seu imóvel. Na foto, inspiração de pintura para banheiro. Foto: pexels.com

Para a sala de estar, cores claras, vibrantes e alegres dão conta do recado.
Escritórios, por serem locais de trabalho e estudo, devem estar sempre bem iluminados e é bom se evitar cores escuras, berrantes e soníferas, que podem trazer um ar desagradável ao ambiente.

Veja dicas de pintura para harmonizar ambientes diversos como o escritório, por exemplo, e valorizar o seu imóvel. Foto: unsplash.com

A sala de TV, por ser um local mais aconchegante que reúne a família toda, fica bem com qualquer cor clara. Para o home theater, dá até para investir em cores escuras, que podem trazer a sensação de que realmente há um cinema dentro de casa.

No quarto de casal e de visita, as cores claras também são lei. Se quiser apostar em tons diferentes, coloque-os na cabeceira da cama, ficam simplesmente ótimos! No quarto das crianças, vale a pena soltar a criatividade com cores mais alegres.

Veja estas dicas de pintura para harmonizar ambientes da sua casa, como o quarto, dentre outros ambientes. Foto: pexels.com

Já na sala de jantar, você pode destacar uma parede com cores festivas que venham estimular o apetite e, para a cozinha, a ideia é passar a impressão de limpeza com tonalidades mais claras.

Se puder, tente evitar cores berrantes e agressivas como laranja, vermelho e roxo. Essas tonalidades podem prejudicar a energia do ambiente e das pessoas. O branco e outras tonalidades claras podem ser usadas livremente em qualquer ambiente, uma vez que cores neutras raramente influenciam negativamente uma pessoa.

Saiba como escolher adequadamente a pintura de cada ambiente do seu imóvel, como a cozinha e outros cômodos, e deixe o ambiente mais harmonioso! Foto: unsplash.com

Para pinturas no teto, tanto tons claros como escuros são indicados, mas para isso deve ser levado em conta alguns fatores.

Cores claras são neutras e trazem suavidade ao ambiente, já tons mais escuros oferecem sensação de aconchego, deixando assim a ideia de que o espaço é menor – por isso que esse tipo de pintura é recomendado para áreas grandes ou tetos mais altos. 


Ambientes externos


Quem procura algum tempo por apartamentos já deve ter percebido que há muitos deles com ambientes externos pintados em tinta acrílica ou a óleo. Isso tem um motivo.

Esses tipos de tintas são mais ideais para esses ambientes pois são mais resistentes e, portanto, mantém durante mais tempo a pintura intacta, independentemente de fatores como o sol, a chuva ou a poeira que possa vir da rua.

No quesito harmonização, a cor da fachada não precisa necessariamente combinar com a cor da parte interna, mas sim com a cor das janelas, portões, portas e outros detalhes que componham, de alguma forma, o ambiente externo dos imóveis.
Ambientes externos também precisam de cuidados com a escolha da pintura. Veja estas dicas e saiba como harmonizar ambientes e valorizar seu imóvel. Foto: pexels.com

Em outras palavras, o tom das cores precisa combinar com o estilo da construção. Mais uma vez, é só ver os exemplos de aluguel de apartamentos em Curitiba em sites de imóveis.

Se existem paredes de tijolo ou toques amadeirados, então é sinal de que você deve apostar em tonalidades que remetam à natureza, como algumas cores de branco e verde.

Já tons pasteis ou café combinam com ambientes mais clássicos. Vale lembrar que eles ampliam o espaço. E, para os mais modernos, é melhor optar por branco, cinza ou tons metalizados.

Para os muros, cores vivas como laranja e vermelho fazem o maior sucesso. As tonalidades também ficam ótimas em espaços grandes, pois trazem um bom toque de aconchego.


Dica final


Qualquer cor cai bem em uma casa, desde que se consiga saber usá-la e fazer as combinações corretas. A pintura é um dos fatores mais importantes de um imóvel e o valoriza muito.
Saiba como harmonizar ambientes com a pintura e valorizar o seu imóvel. Até mesmo os quartos podem receber cores mais ousadas, basta saber usá-las, veja dicas! Foto: pexels.com

Portanto, mais importante do que levar em conta todas essas dicas que você teve acesso nesse post, é ouvir a sua própria intuição. Cada pessoa possui um gosto diferente e o que pode ser bom para uma família pode não ser o ideal para a sua.

(Na dúvida, não se esqueça de ver aqueles tipos de kitnet para alugar em Curitiba que sugerimos anteriormente.)

Por isso, não tenha medo de usar as cores e combinações que você gosta dentro das sugestões que demos. Quem sabe, no final, você mesmo possa se surpreender com a escolha e, ainda que não fique muito boa, você sempre pode comprar uma tinta nova e reformar a casa do jeito que preferir.

Se lembrou de algum amigo ou familiar que bem que tá precisando dessas dicas? É só compartilhar o post nas redes sociais e, aí, você nem vai precisar se dar ao trabalho de falar isso pessoalmente, rsrsrs!


*Dicas da equipe do site Chaves na Mão