6 coisas que eu gostaria de saber antes de ter descolorido meu cabelo

Eu AMO cabelo loiro bem clarinho, o que significa ‘muito descolorido’ no meu caso, que tenho os fios de cor castanho claro. Há cerca de 5 anos, eu decidi descolorir o cabelo completamente com a intenção de atingir um loiro claríssimo ou, se eu desse sorte, platinado.

Com essa experiência, percebi muita coisa que eu não fazia ideia antes de descolorir! Como eu gosto de ajudar outras pessoas a evitarem o que pode ser evitado, estou compartilhando aqui o que eu gostaria de saber antes de ter descolorido meu cabelo e, claro, a solução para cada problema!

6 coisas importantes para se saber antes de descolorir o cabelo e garantir que ele vai ficar bonito e saudável

Hoje em dia, meu cabelo não é mais descolorido. Ele já cresceu muito e tirou completamente os resquícios de todas as químicas que eu tinha, inclusive a descoloração. Mas aprendizado não fica perdido, e eu não esqueci nada do que aprendi após descolorir o cabelo.

Veja abaixo as minhas descobertas difíceis depois da descoloração e como resolver cada uma dessas dificuldades do melhor modo possível, de acordo com minha experiência.

O que eu gostaria de saber antes de descolorir o cabelo

1 – Descoloração exige muito tempo e dinheiro

Eu sei que sempre tem alguém para dizer que não, não gasta tanto, isso é coisa de gente que não sabe usar o que tem. Mas gasta sim! Os produtos realmente bons, potentes, que funcionam mesmo (oi, Rigen! haha) custam caro.

Claro que você não precisa gastar fortunas toda semana, mas todo mês vai ter algum gasto com manutenção. Você vai precisar retocar as raízes dos fios, usar tonalizante se quiser certos tons, matizadores, produtos menos agressivos e por aí vai! Viu só quanto gasto nessa sequência?

COMO RESOLVER

Organize bem sua rotina e tire um tempo regularmente só para cuidar do cabelo. Recomendo que seja 3 vezes por semana, seguindo o Cronograma Capilar. Assim, ele estará sempre bem cuidado e você não perde tempo tentando arrumá-lo todos os dias.

Com relação ao dinheiro, bem, pode ser inevitável gastar muito, pelo menos no início. Até você testar vários produtos e ver quais deles dão melhor resultado, vai um bocado de dinheiro embora. Mas a partir daí, fica mais difícil desperdiçar dinheiro com os produtos errados.

Mas nem tudo está perdido, pois eu dei várias dicas sobre como economizar com produtos capilares neste post aqui, recomendo muito que dê uma olhada!

Coisas qeu eu gostaria de saber antes de descolorir o cabelo

2 – Produtos que antes eram bons agora podem não funcionar mais

A descoloração afeta o cabelo internamente, na sua estrutura. Ao retirar pigmentos, o descolorante retira também nutrientes, então seu cabelo já não é mais o mesmo de antes de descolorir. Sendo assim, muitos produtos que antes eram bons e faziam efeito, agora podem não mais funcionar tão bem.

COMO RESOLVER

Novamente, o jeito é testar várias receitas e produtos para encontrar os ideais. Não deixe de pesquisar por resenhas de tudo que você quer comprar, pois quando um produto é muito ruim, fica difícil dar certo no cabelo de alguém.

Além de escolher os produtos ideais, cabelos descoloridos exigem uma série de cuidados que fazem toda a diferença!

Veja aqui 10 dicas de cuidados com cabelos descoloridos que podem salvar seus fios de um corte químico.

6 coisas importantes de saber antes de descolorir o cabelo e que ajudarão você a cuidar melhor dos seus fios

3 – Cuidado com a tinta escolhida

Os números na caixinha das tintas não estão lá por acaso. Cada numeração de tinta dá um resultado diferente, ou mais dourado ou mais prateado. A tinta de numeração 10, por exemplo, é diferente da tinta 10.1, então não use uma esperando os mesmos resultados da outra!

Nisso eu errei MUITO! Escolhi a tinta errada para dar o tm do meu cabelo após a descoloração, e o resultado foi… um cabelo MEGA AMARELO!

COMO RESOLVER

Escolha um tonalizante ou tinta de acordo com o tom que você quer. Preste muita atenção nisso para não escolher o tom errado!

Lembre-se de que tinta não clareia tinta, então se pintar errado, provavelmente vai ter que descolorir de novo um cabelo que já está sensibilizado…

6 coisas que você deve saber antes de descolorir para ter um cabelo mais bonito

4 – É muito difícil manter sempre desamarelado

Não tem jeito: cabelo branquinho em um dia, loiro claríssimo no outro (sim, são tons muito diferentes!). Quanto mais claro o cabelo, mais rápido ele fica amarelado, e o amarelado fica mais perceptível também, obviamente.

COMO RESOLVER

Recomendo lavar os cabelos frequentemente (alô, pessoal que lava 1 vez por semana, pode parar com isso aí!) e usar desamarelador toda lavagem. Novamente, 3 vezes por semana é o ideal, até mesmo para seguir o Cronograma Capilar com maior eficiência.

Além disso, não deixe de tratar o seu cabelo com máscaras ou receitas caseiras potentes depois de desamarelar, pois alguns desamareladores ressecam muito os fios.

5 – Não é fácil uniformizar a cor

Mesmo descolorindo com um cabelereiro, não é muito fácil descolorir o cabelo todo por igual. Tem que dominar a técnica de descoloração para conseguir isso, e não é tão simples.

Algumas pessoas conseguem descolorir direitinho em casa, mas, de novo, não é tão fácil e a maioria das pessoas não consegue.

COMO RESOLVER

Faça a descoloração com um profissional que domine a técnica de como descolorir uniformemente, pelo menos ao descolorir pela primeira vez. Se a descoloração for desigual entre as mechas, fica super difícil corrigir depois sem descolorir de novo.

Muitas pessoas tentam uniformizar depois usando água oxigenada com volumes menores, mas tenha muito cuidado! Isso pode danificar ainda mais os fios, então tenha certeza se o seu cabelo aguenta.

Veja dicas para identificar o estado do seu cabelo e escolher o tratamento adequado neste post aqui.

Veja estas 6 dicas que aprendi com a experiência antes de descolorir o seu cabelo

6 – Cabelo com outras químicas pode não ficar muito bonito depois de descolorir

Pensa num cabelo ralinho, com pontas finas, forma indefinida (nem liso, nem cacheado, nem ondulado), espetado e difícil de lidar. Esse era o meu cabelo após a descoloração!

Mas algumas dessas características só pioraram, pois já existiam antes, por causa do alisamento com escova progressiva.

Sabe o mais incrível? Eu nem percebia isso na época, juro! Hoje, comparando meu cabelo atual com as fotos daquela época, eu vejo o quanto ele estava feio! 😡

COMO RESOLVER

Cuide muito, mas muito bem do seu cabelo ANTES e DEPOIS de descolorir! Recomendo MUITO o Cronograma Capilar, é a melhor preparação e o melhor tratamento que eu já vi.

E IMPORTANTÍSSIMO: saiba se a química que você usa é compatível com a descoloração. Não corra o risco de perder todo o seu cabelo (e eu falo sério, já vi isso acontecer)!

Se eu soubesse desses inconvenientes antes de descolorir, há 5 anos, minha experiência com descoloração teria sido muito melhor! Muitos apuros teriam sido evitados, muito dinheiro teria sido economizado e o meu cabelo teria ficado bonito.

E você, tem alguma dica ou dúvida? Comente, sua opinião é muito importante!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.