26.11.18

Inspiração: Decoração com plantas ornamentais

Amo plantas! Seja em jardins ou vasos, dentro ou fora de casa, as plantas sempre trazem mais vida e cor ao ambiente. E neste post eu vou mostrar inspirações de decoração com plantas ornamentais em interiores, além de vasos lindos e onde comprá-los!


As espécies de plantas para decoração de interiores são muitas! Já até mostrei inspirações de decoração com suculentas (veja aqui) e cactos (veja aqui) por aqui no blog.

Dentre as espécies de plantas ornamentais mais utilizadas em interiores, destacam-se a costela de adão (Monstera deliciosa), que se tornou super querida na Europa e fica linda na decoração de interiores estilo nórdico minmalista, e a Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia).

Estas duas espécies estão em algumas das fotos de inspiração de decoração com plantas ornamentais que eu separei, mas também tem outros tipos de plantas. Veja as fotos selecionadas e, abaixo delas, algumas dicas de cuidados de algumas plantas em especial.

Inspiração de decoração de interiores com plantas ornamentais 

Sansevieria em vaso utilizada como planta ornamental na decoração de escritório minimalista.
Escritório moderno e minimalista decorado com a Sansevieria. Herbácea de lento crescimento, a Sansevieria possui alto valor ornamental, devido às suas folhas e suas combinações de cores e formas. A Sansevieria é uma planta muito resistente e deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra (fonte).
Zamioculca em vaso cerâmico branco na decoração de escritório. De baixa manutenção, a Zamioculca é a planta ornamental ideal para locais com pouca iluminação natural.
Zamioculca em vaso cerâmico branco, formando um lindo contraste entre o verde brilhante das folhas e a cor do vaso. Dona de uma folhagem ornamental de muita beleza, a Zamioculca é uma planta ideal para locais com pouca luz natural e necessita de pouca manutenção. Além disso, não é uma planta muito exigente, precisando de pouca água para sobreviver (fonte).
Monstera ou costela de Adão na decoração de home-office minimalista e feminino
Monstera deliciosa (costela de Adão) na decoração da sala de estar, deixando o ambiente mais aconchegante e estiloso.
Planta ornamental Monstera deliciosa, também conhecida como costela de Adão, colocada na janela da sala de estar.
A famosa Monstera deliciosa, ou costela de Adão, caiu no gosto dos europeus para decoração de interiores. E não é para menos, pois é uma planta ornamental linda! Apesar de ficar enorme (até 9 m de altura), ela pode ser usada na decoração de interiores em vasos e locais à meia-sombra.

Para cuidar bem dessa planta incrível, é necessário utilizar solo bem adubado com matéria orgânica e regar regularmente. Ah, e você sabia que a Monstera dá frutos cosmestíveis? (fonte)
Planta ornamental artificial na decoração da estante de livros; ficou um charme com a abajour moderna e o relógio de madeira na parede.
Não quer ter trabalho com plantas naturais, mas ainda assim quer um toque de verde em casa? Simples: você pode usar plantas ornamentais artificiais!

Hoje em dia, existem folhagens artificiais cada vez mais realistas, e até mesmo plantas em vasos que nem parecem de mentira! Para ver vários modelos de plantas artificiais lindas, clique aqui.
Palmeiras ficam muito bem na decoração de interiores. Quando plantadas em vasos, elas também ficam lindas e deixam o ambiente muito elegante, graças às suas folhagens bonitas.

Na foto acima ainda tem também uma jiboia, planta pendente que cresce em locais com pouca luz e não é muito exigente em cuidados. Eu tenho um exemplar de jiboia aqui em casa, e acho ela muito fácil de manter!

Vasos estilosos para plantas ornamentais e onde comprá-los


Além da beleza das plantas, você também pode investir em vasos lindos e estilosos que vão deixar a decoração com plantas ornamentais ainda mais agradável. Veja alguns vasos que eu separei para inspiração e onde comprá-los.
Inspiração de 6 vasos de plantas ornamentais para decorar a sua casa com muito estilo e elegância

  1. Vaso Metal/Plástico Geo Forms Quadrado, Urban, Prata. Veja aqui.
  2. Vaso Metal/Plástico Geo Forms, Urban, Cobre. Veja aqui.
  3. Conjunto de com 2 Vasos Metal/Plástico Geo Forms Chão, Urban, Prata. Veja aqui.
  4. Vaso Metal/Plástico Geo Forms Octagonal, Urban, Cobre. Veja aqui.
  5. Kit Vaso Preto E Cobre Em Cimento - 3 Pcs, Moas, Preto/Cobre. Veja aqui.
  6. Vaso Decorativo De Ceramica Cobre. Veja aqui.


Além destes modelos de vasos que eu selecionei, você pode ver vários outros modelos clicando aqui.

Você gosta de plantas na decoração de interiores? Quais são suas plantas ornamentais favoritas para decorar ambientes internos?