29.11.18

Livro da vez: Edgar Allan Poe - Medo Clássico

Depois de um bom tempo sem posts de livros, estou fazendo o possível para mostrar mais deles por aqui, pelo menos 1 livro todo mês. E o livro da vez é o "Edgar Allan Poe", da Coleção Medo Clássico da Darkside.

Eu amo ler, mas como não estou conseguindo ler tanto quanto antes, acabo esquecendo de escrever posts sobre livros. Mas aqui está mais um post!
Capa do livro Edgar Allan Poe, edição da Darkside, que conta com vários contos desse grande autor de contos de terror e suspense

Desde o post sobre As Crônicas de Nárnia, não estou mais focando em resenhar o livro. Mostro a sinopse da editora, bastante fotos, além de, se for o caso, selecionar algumas frases da obra. Além disso, no máximo, falo o que mais gostei.

Isso se deve pelo fato de achar resenhas de livros maçantes e muito subjetivas. Eu posso não ter gostado de algo que você pode gostar, ou ao contrário. Resenha de livro não é como resenhas de produtos que a gente usa e conta se funcionou ou não, pois livros são apreciados, não usados.

Então, meus posts sobre livros serão mais para mostrar bastante fotos do livro e contar um pouco a respeito (sem spoiler, claro), como a sinopse, descrição das características físicas e literárias, do que dizer "se é bom ou ruim", se eu "gostei" ou "não gostei". Embora seja óbvio, dado o propósito do blog que, se eu não tiver gostado do livro, não vou nem mostrar!
Sumário do livro Edgar Allan Poe, editado pela Darkside e que possui os contos organizados de acordo com temas

Um pouco sobre o livro Edgar Allan Poe

Nunca mais houve um autor como Edgar Allan Poe. Nunca mais haverá uma edição como esta. Edgar Allan Poe: Medo Clássico é uma homenagem ao mestre da literatura fantástica em todos os detalhes: da capa dura à tradução primorosa, além das belíssimas xilogravuras do artista gráfico Ramon Rodrigues. Pela primeira vez, os contos de Poe estão divididos por temas que ajudam a visualizar a grandeza de sua obra: a morte, narradores homicidas, mulheres etéreas, aventuras, além das histórias completas do detetive Auguste Dupin, personagem que inspirou Sherlock Holmes. Edgar Allan Poe: Medo Clássico apresenta ainda o poema “O Corvo” na sua versão original em inglês e nas traduções para o português de Machado Assis e de Fernando Pessoa, além do clássico ensaio sobre o poema, “A filosofia da composição”. O livro traz ainda o prefácio do poeta francês Charles Baudelaire, admirador do autor e seu primeiro tradutor na França.

Este é um dos primeiros títulos da coleção Medo Clássico da DarkSide Books – que inclui outros autores eternos como Mary Shelley, Bram Stoker e H.P. Lovecraft –, sempre com texto integral, extras, notas e ilustrações exclusivas de renomados artistas brasileiros, em um projeto feito de fã para fã por quem ama e reverencia os grandes mestres da escuridão.

“O melhor de Poe nunca envelhece. Seus contos ainda nos deixam maravilhados. E suspeito que eles serão eternos.” – Neil Gaiman. Fonte: Página do livro na Amazon.
Página do livro Edgar Allan Poe, que conta com uma seleção de vários livros de terror e suspense do famoso autor de mesmo nome
Não sei se você sabe, mas já mostrei um livro de Edgar Allan Poe aqui no blog, sobre o livro "Contos de Imaginação e Mistério". Foi o primeiro livro dele que eu vi, e esse primeiro contato não foi tão bom, como explico no post.

Mas ao longo do livro eu fui compreendendo o estilo do autor, que era quase inédito para mim, e gostei bastante. Acabei lendo outros e-books com contos de Edgar Allan Poe depois, e meu namorado me deu esse da coleção Medo Clássico de presente.

A edição da Darkside aqui mostrada é muito bonita! A capa é dura, ilustrada e com detalhes em altorrelevo até mesmo dourados, deixando o acabamento muito elegante!
Contracapa do livro Edgar Allan Poe, editado no Brasil pela Editora Darkside; esta edição é a reunião de alguns dos mais famosos contos do grande escritor de terror e mistério Edgar Allan Poe, cuja foto está na contracapa
A obra tem 384 páginas, a diagramação é bem feita, as páginas são amareladas, o que deixa a leitura mais confortável. As ilustrações são esplêndidas, tiram os contos das letras e os transmitem em imagens!

Como a sinopse destacada explica, os contos são dividos em temas. Muitos deles eu já tinha lido no livro "Contos de Imaginação e Mistério", mas valeu a pena olhar de novo neste trabalho da Darkside.
Primeira página do conto O Corvo na sua versão orginal em inglês, The Raven, de Edgar Allan poe
Esta edição conta ainda com o famosíssimo poema O Corvo, tanto a versão original, quanto as traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa, além do texto de Poe sobre como ele criou este poema.

Para comprar este livro, clique aqui.

E para finalizar, uma frase do livro que eu gostei e resolvi compartilhar aqui:
Frase do livro Edgar Allan Poe, extraída do conto Eleonora
Esta imagem com a frase foi criada com o Serenidade - Kit para Blog e Redes sociais 

Já leu esse livro ou alguma obra de Poe? Qual é o seu conto favorito? Conte aí nos comentários! ;)