Viajando de carro para Foz do Iguaçu e Paraguai

Dia desses tive uma aventura daquelas: viajei mais de 1700 quilômetros para ir até Foz do Iguaçu de carro! Somando a volta, no total, foram mais de 3400 km na estrada! Foi a maior viagem de carro que minha família já fez, e foi muito emocionante! Hahaha

Continue lendo para saber mais sobre como foi viajar de carro para um lugar tão longe. Veja também fotos da estrada e dos pontos turísticos visitados além de algumas dicas de turismo!Quedas d'água das cataratas do Iguaçu - Paraná, Brasil
Fiz o possível para mostrar mais fotos do que falar, pois não queria que o post ficasse imenso, cheio de “falatório” rsrs.

Coloquei muitas imagens, desde a estrada até o Paraguai! Contei também algumas dicas sobre o Parque Nacional do Iguaçu e como aproveitar para comprar no Paraguai.

Falando um pouco sobre a viagem de carro

Como a viagem foi feita de carro para tão longe, tivemos que ter cuidado com a bagagem, para não ter excesso de peso no veículo.

Para escolher bem as peças de roupa que eu iria levar, para evitar excesso de coisas na mala e também para não esquecer nada, eu uso meu checklist de viagem, que disponibilizei gratuitatmente para download neste link aqui!

Eu nem pensei muito na distância ao sair de casa para não desanimar haha! Para quem não sabe, moro em Montes Claros, uma cidade no norte de Minas Gerais.

Atravessamos 3 estados para chegar até Foz do Iguaçu – PR: Minas Gerais, São Paulo e o Paraná. Veja abaixo algumas fotos tiradas na estrada.

Viajando de carro do Norte de Minas Gerais até o Paraguai passando pelo Triângulo Mineiro. Na foto, represa de Miranda, em Uberlândia.
Uma das paisagens lindas da estrada: a represa de Miranda, pertinho de Uberlândia – Minas Gerais
Coqueiros e outras árvores na beira da estrada para São Paulo, foto tirada durante o pôr do sol
Pôr do sol fotografado na estrada, no Triângulo Mineiro, mas já bem pertinho do estado de São Paulo

Foram dois dias na estrada, pois paramos para dormir em uma cidade muito graciosa do interior de São paulo chamada José Bonifácio (fica muito próxima de São José do Rio Preto, uma cidade de porte maior). E acho que seria impossível não parar para descansar a noite!

VEJA TAMBÉM: Dicas para viajar de carro confortavelmente para longas distâncias

Chegamos em Foz do Iguaçu às 18h30, e ainda procuramos hotel por lá (não tínhamos feito reserva em nenhum hotel rsrs). A cidade já impressiona desde a chegada: muito bem arborizada, limpa e mais organizada do que onde eu moro.

Na verdade, o próprio estado do Paraná me surpreendeu, vi paisagens tão lindas, tão diferentes do que vejo aqui na região norte de Minas Gerais!

Divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, onde passei no segundo dia de viagem de carro
Divisa entre São Paulo e Paraná. Olha quanto verde, e que céu lindo!

Conhecendo as Cataratas do Iguaçu e Ciudad del Este

E é claro que visitamos as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das muitas belezas naturais do Brasil. Aliás, o Parque Nacional do Iguaçu é um patrimônio natural da humanidade!

Sabia que as cataratas do rio Iguaçu têm cerca de 275 quedas d’água? É uma beleza natural surpreendente, foi uma experiência maravilhosa conhecer as cataratas, recomendo a todo mundo que gosta de viajar!

Infelizmente, como eu não posso colocar centenas de fotos e vídeos aqui, veja duas fotos mostrando as lindas cataratas do Iguaçu.

Foto das cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Na outra margem do rio, já é Argentina!
Foto das cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Na outra margem do rio, já é Argentina!
Foto tirada na passarela próxima às Cataratas do Iguaçu.
É incrível conhecer as cataratas pessoalmente!

Se você gosta de fazer trilhas e andar de barco, o parque oferece alguns pacotes de passeios especiais, vale a pena saber mais a respeito no próprio parque. Os ingressos podem ser comprados no site do Parque Nacional do Iguaçu ou lá mesmo, no próprio parque.

E outra dica: vá para o Parque Nacional do Iguaçu de preferência de transporte urbano público, tem uma linha de ônibus que passa lá. É meio chato pegar os tickets de estacionamento para deixar o carro no parque!

Perto do Parque Nacional do Iguaçu ainda tem outros pontos turísticos, como o Ice Bar, um bar de gelo, o Museu de Cera DreamLand e o Parque da Aves. Não passamos nesses outros locais, mas deixei os links dos sites caso você queira conferir! 😉

Para visitar o Paraguai, pegamos uma linha de ônibus de transporte público lá mesmo em Foz do Iguaçu, e a passagem para Ciudad del Este custou apenas 6 reais!

Entrada do Paraguai após atravessar a famosa Ponte da Amizade. Outdoor de boas-vindas escrito em tupi, espanhol, português e inglês.
Outdoor na entrada do Paraguai, em Ciudad del Este, após atravessar a famosa Ponte da Amizade.
A frase de ‘bem-vindos’ está escrita em tupi, espanhol, português e inglês.

Os ônibus de transporte urbano passam com boa frequência entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, atravessando a famosa Ponte da Amizade. Tivemos sorte também pois um dos pontos do ônibus era pertinho do hotel onde estávamos hospedados.

Se quiser comprar em Ciudad del Este, fique de olho no dólar! Mas mesmo com o valor alto (o câmbio estava a R$ 3,90 quando fomos lá), ainda conseguimos encontrar muitas coisas (especialmente eletrônicos) com grande vantagem sobre o preço no Brasil.

É importante também ficar dentro da cota de compras permitida pela Receita Federal, para não pagar taxas extras. A cota de compras no Paraguai é de 300 dólares! Os fiscais entram no ônibus para conferir sacolas e notas de compras, então, se os produtos comprados não forem para uso pessoal, eles vão prestar muita atenção no valor da sua compra!

Voltando para Montes Claros

Na viagem de volta para casa, mas ainda bem pertinho de Foz do Iguaçu, passamos em um lugar incrível na beira da BR-277 em Matelândia, Paraná: o Castelletto Dal Pozzo.

O Castelletto é um restaurante com arquitetura muito rara aqui no Brasil: parece um castelo medieval, com dimensões menores (acho que o nome se deve a isso). É um ponto turístico incrível! Pena que estava fechado no horário em que passamos lá, mas ainda assim tiramos muitas fotos.

Castelletto dal Pozzo, um mini castelo medieval em Matelândia, Paraná
Vista lateral do Castelletto dal Pozzo em Matelândia, Paraná, Brasil

No mais, já sabíamos o que iríamos encontrar na volta, pois o caminho não era mais desconhecido. Mas invés de hospedarmos em alguma cidade de São Paulo para passar a noite, conseguimos percorrer distância o bastante para chegar até Prata, já no meu querido Triângulo Mineiro.

Graças a Deus, a viagem foi muito tranquila e aproveitamos bastante!

Você gosta de viajar de carro? Qual foi a viagem mais longa que você já fez de carro? Conte aí nos comentários, vou gostar de saber! 😉

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.