3.12.18

4 dicas de cuidados com pele oleosa

Quem tem pele oleosa aí levanta a mão! Rsrs Brincadeira à parte, eu tenho pele oleosa e, às vezes, simplesmente me 'cansava' de tanto cuidar e não ver resultado. Mas isso acontece quando não se usa o tratamento certo, pois aí não tem como a pele reagir a algo que não é o que ela precisa. Por isso, depois de tantos erros e tentativas, agora compartilho com você 4 dicas de cuidados com pele oleosa que eu uso e funcionam!
Veja 4 dicas de cuidados com pele oleosa que vão ajudar você a controlar a oleosidade do seu rosto sem gastar muito tempo e dinheiro


Cuidar da pele diariamente é ideal para que ela fique sempre bonita e bem tratada. E, no meu caso, ficar 1 só dia sem cuidar é o mesmo que pedir para me encher de espinhas e cravos. Não é nada fácil, pois em alguns dias eu simplesmente não quero ter tanto trabalho, mas descobri que não precisa ser trabalhoso sempre!

Embora a oleosidade possa ser uma condição genética para muitas pessoas, é possível controlá-la. Veja abaixo 3 dicas de cuidados com pele oleosa que são simples, não vão tomar horas do seu dia nem fortunas da sua carteira!

Dica 1: lave o rosto corretamente todos os dias


Ok, parece óbvio, mas o que você lava o seu rosto de manhã e a noite? Você tem usado os produtos corretos? Pele oleosa requer produtos específicos para pele oleosa.

NEM PENSE em usar sabonete comum no rosto, se você faz isso, pare agora mesmo!! Usei caixa alta de propósito, pois essa é uma dica de extrema importância!

O sabonete comum para o corpo pode ser muito agressivo para a pele do seu rosto! Além disso, não ajuda em nada para controlar a oleosidade!

O QUE USAR: Use sabonetes próprios para o rosto e com propriedades adstringentes, que ajudam a controlar o excesso de oleosidade sem prejudicar sua pele. Eu uso e gosto bastante do sabonete de Romã, da Korres, que resenhei aqui.

Dica 2: esfolie o seu rosto regularmente


A esfoliação é importante para limpar mais profundamente a pele, removendo células mortas com maior eficiência.

O QUE USAR: Alguns esfoliantes mais suaves (como o de Kiwi, da Korres, que resenhei aqui) podem ser usados com maior frequência, cerca de 3 vezes por semana. Já os esfoliantes de limpeza profunda não podem ser usados com exagero, e o ideal é ver na embalagem o modo de uso e a frequência.

Você também pode usar esfoliantes naturais, como o café. Minha pele ama sempre que esfolio com café: fica bonita, muito macia e ajuda a remover bastante os cravos e a reduzir as espinhas. Esfolio com o pó de café usado, mesmo!

Outra receitinha excelente de esfoliação caseira é mel + canela (uma quantidade maior de mel do que de canela), também já usei e gostei muito do resultado.
Veja dicas de como cuidar da pele oleosa; são dicas simples que funcionam e vão ajudar você a ter uma pele mais bonita

Dica 3: Tonifique sua pele


Após a lavagem ou esfoliação, é importante usar tonificante na pele oleosa. O tonificante contribui na remoção de resquícios de impureza que permaneçam na pele, auxilia no controle do pH, na suavização e também prepara a pele para receber o hidratante.

O QUE USAR: Você pode usar água micelar ou outros tonificantes disponíveis no mercado. Eu uso o tonificante de Romã, da linha Pomegranate da Korres (falei sobre a máscara de limpeza aqui).

Uma outra opção mais barata de tonificante e que eu também gosto é o da linha Avon Clearskin.

Dica 4: hidrate o seu rosto


Quem disse que pele oleosa não precisa ser hidratada? Pelo contrário: com a limpeza tão frequente, tem sim a necessidade de receber hidratação! Mas não use qualquer hidratante, e, novamente, NEM PENSE em usar creme corporal no rosto, por favor!! (Sim, eu já vi pessoas fazendo isso!)

O creme hidratante para pele oleosa também desempenha função no controle de brilho e oleosidade, então ele é indispensável!

Além disso, ao se retirar todas as impurezas do rosto na etapa de limpeza, a pele pode produzir ainda mais sebo para substituir o que foi tirado. A adição de hidratante ajuda a evitar essa reação do organismo!

O QUE USAR: Use cremes próprios para pele oleosa. Geralmente, eles contém substâncias como pepino e menta, que auxiliam no controle de oleosidade. Uma ótima opção são os hidratantes em gel, que deixam a pele mais sequinha, sem aquele aspecto de "estou derretendo" rsrs.

Como eu disse no post Dicas de maquiagem para fazer uma pele perfeita, gosto do hidratante de pepino e chá verde, da Avon Care, próprio para controle de brilho.

Concluindo...

Veja 4 dicas de cuidados com a pele oleosa e aprenda a controlar a oleosidade do seu rosto e a cuidar da sua pele corretamente
Não tem jeito, pele oleosa tem que seguir aquele famoso tríduo: limpar, tonificar e hidratar! Cada etapa tem sua importância na limpeza e no controle de oleosidade da pele. Pular uma delas pode não dar muito resultado, ou demorar demais para mostrar algum avanço.

Mas não precisa de dezenas de produtos na prateleira e gastar fortunas para cuidar da pele oleosa. Você pode comprar um sabonete ideal, um tônico e um hidratante, que você encontra de várias marcas e com preço muito em conta. O esfoliante pode ser natural, usando o que você tem em casa.

Admito que ainda estou me acostumando com o uso frequente do tonificante, por exemplo. Mas lavo meu rosto todos os dias e também gosto de usar hidratante, principalmente antes de fazer a maquiagem.

E você, o que você mais gosta de fazer para cuidar da sua pele? Deixe suas dicas e dúvidas nos comentários!


Imagens: Unsplash