10.12.18

5 receitas caseiras para o seu cronograma capilar

Receitinhas caseiras muitas vezes são uma facilidade e tanto para o dia-a-dia! A praticidade é grande, já que usamos ingredientes que temos em casa, economizando também dinheiro com produtos capilares. Por isso, aqui está uma seleção de 5 receitas caseiras para usar no seu cronograma capilar!
Veja 5 receitas caseiras para o seu cronograma capilar e tenha um cabelo lindo e saudável gastando pouco e usando o que já tem em casa
Eu já falei sobre receitas caseiras de hidratação aqui no blog, sem falar na série de posts sobre cronograma capilar econômico, onde indiquei produtos baratos e acessíveis para as três fases do cronograma: hidratação, nutrição e reconstrução.

Hoje a dica é de receitas caseiras diferentes e para as três fases do cronograma, todas utilizando produtos que você pode ter em casa ou são muito fáceis de encontrar no supermercado!

1 - Hidratação com linhaça + creme de leite


A linhaça é um potente hidratante capilar, e é muito indicada para cabelos cacheados. Minhas ondas-quase-cachos (meu cabelo é tipo 2 C, haha) amam hidratação com linhaça! É muito duradoura e o tratamento é real.

Já o creme de leite possui gorduras e vitaminas muito benéficas aos fios por suas propriedades hidratantes.
COMO FAZER: 1 colher de sopa de gel de linhaça +  creme de leite em quantidade suficiente para o seu cabelo.

2 - Hidratação com açúcar + glicerina


O açúcar é excelente para dar brilho aos fios, e a glicerina é um ótimo hidratante. A mistura também é boa pois a glicerina ajuda os grãos de açúcar a se dissolverem antes de aplicar nos cabelos, pois o açúcar pode afinar os fios.

Ah, e outro lembrete: NÃO use a glicerina quando a umidade do ar estiver muito baixa (ela vai retirar umidade do seu cabelo e transferir para o ar, o que é não é nada bom)!
COMO FAZER: Misture meia tampinha de glicerina +  1 colher de açúcar e coloque em algum creme-base fraquinho.

3 - Nutrição com abacate + iogurte natural


O abacate é um poderoso nutritivo devido ao óleo presente na sua polpa, que é rico em vitamina A, dentre outras. Nos fios, o abacate proporciona brilho intenso e fortalecimento.

O iogurte natural, assim como outros derivados do leite, possui gorduras e vitaminas altamente nutrientes e hidratantes.
COMO FAZER: Amasse bem meio abacate + iogurte natural de modo a obter a quantidade ideal para o seu cabelo.

4 - Nutrição com creme de leite + mel


Bem, já apontei as propriedades nutritivas e hidratantes dos derivados do leite, o que inclui creme de leite, leite de coco, iogurte e etc.

Já o mel possui propriedades altamente hidratantes, além de auxiliar na restauração dos fios e controle de frizz. Já escrevi um post todinho sobre os benefícios do mel para os cabelos, veja aqui.
COMO FAZER: misture 3 colheres de sopa de creme de leite + 1 colher de sopa de mel.

5 - Reconstrução com clara de ovo + mel


A clara do ovo é rica em uma proteína chamada albumina, que é solúvel em água e presente no plasma sanguíneo (fonte). Além disso, sendo o mel um potente ingrediente reparador, essa misturinha fica uma beleza para reconstrução capilar natural!
COMO FAZER: separe a clara de 1 ovo + 2 colheres de mel.

Como usar receitas caseiras no cabelo

Aplique a receita escolhida nos fios massageando mecha por mecha, isso garante que todo o cabelo receberá o tratamento. Recomendo que não deixe nenhuma das misturas por mais de 20 minutos.

Você pode usar uma touca plástica durante o tempo de descanso do tratamento, para potencializar a ação hidratante/nutritiva/reconstrutora dos ingredientes.

Enxágue bem o seu cabelo após o tempo de ação do tratamento e use o seu condicionador favorito. Finalize como de costume e deixe o cabelo secar!

Já usou alguma dessas receitas caseiras no seu cronograma capilar? Qual delas deu mais certo para você? Conte nos comentários e compartilhe outras receitinhas também, posso incluí-las no post dando todos os créditos a você! ;)