Pontas duplas: o que fazer

Apesar de serem quase imperceptíveis para outras pessoas, as pontas duplas podem incomodar. Quando negligenciadas, tendem a deixar o aspecto do cabelo pior e cada vez mais visível. Entenda melhor a causa das pontas duplas e como resolvê-las com cuidados simples e que você pode fazer em casa!

O que fazer com as pontas duplas: dicas para manter as pontas saudáveis

Como surgem as pontas duplas

A maior causa do surgimento de pontas duplas é o ressecamento dos fios.
Processo químicos (tinturas, descoloração, alisamento e etc), mecânicos (chapinha, secador e similares) e até mesmo a ação natural do sol e do vento podem ressecar seriamente os fios. Assim, as cutículas do fios se fragmentam, originando as irritantes pontas duplas.
Tanto cabelos cacheados quanto lisos podem sofrer com os fios abertos, embora as cacheadas sejam mais propensas, pela dificuldade em manter as pontas dos fios anelados sempre hidratadas.

Dicas de como resolver pontas duplas

1 – Faça procedimentos químicos com cuidado
Evite usar tintas e descolorantes com frequência. Se você acompanha o blog há algum tempo ou já vasculhou os posts da tag Cabelos, já viu este conselho. Mas eu sempre vou repetir isto aqui!
Se você quer ter cabelos bonitos, é essencial aplicar química capilar com responsabilidade!

Saiba como deixar os cabelos descoloridos sempre saudáveis e bonitos, clique aqui!



2 – Cuidado com chapinha e secador
Outra dica que muita gente ignora: CUIDADO com o uso chapinha e secador! Evite o máximo possível utilizar todos os dias! Se você quer evitar pontas duplas, é imprescindível espaçar o uso de aparelhos mecânicos para alisamento ou para cachear.
Tanto o calor quanto o processo mecânico de puxar, apertar e enrolar os fios causam ressecamento e abrem espaço para as cutículas se abrirem e para as pontas se duplicarem!
3 – Faça o Cronograma Capilar com frequência

Ainda não sabe o que é o Cronograma Capilar? Dê uma olhadinha neste post e volte aqui!

O Cronograma Capilar é essencial para repor nutrientes que são sempre necessários para a saúde dos fios. Por ser composto de várias etapas, deve ser feito com o devido espaçamento e frequência. Como uma fase completa a outra, seu cabelo sempre receberá tudo o que é necessário para estar bem tratado.

E um cabelo bem tratado dificulta surgimento de pontas duplas!

O que fazer com pontas duplas e deixar o cabelo mais bonito


4 – Faça umectação com óleos naturais
Você pode usar óleos puros nas pontas e deixar agir por horas, sem pressa! Pode usar o azeite de oliva extravirgem (sim, o mesmo da cozinha, basta ser extravirgem), óleo de coco natural, óleo de rícino, óleo de semente de uva e etc.

Muita gente faz a umectação noturna: bastar passar bastante óleo nos cabelos, coloca uma touca bem firme e ir dormir! Mas cuidado, certifique-se de que a touca não sairá da cabeça durante a noite ou você pode acordar cheia de espinhas!

Os óleos naturais são excelentes aliados para a nutrição capilar e para o combate ao ressecamento.

  • Conheça os benefícios dos óleos naturais neste post e como cada óleo contribui para o tratamento capilar.




5 – Corte as pontas regularmente 


Não tem jeito, as pontas devem ser cortadas regularmente! Tirar somente as pontinhas não vão encurtar seus fios tanto assim, no caso de cabelos longos, e ainda ajuda muito a manter seus fios saudáveis.
Como as pontas são as partes mais velhas do cabelo, com o tempo elas vão ficando cada vez mais difíceis de lidar. Se o cabelo sofre com químicas, calor de aparelhos e ação de intempéries, elas se desgastam mais rapidamente.
O ideal é cortar com certa frequência para tirar a parte mais velha e desgastada e dar uma renovada nos fios.


6 – Use bons produtos finalizadores

Finalizadores com proteção térmica e aparadores de pontas ajudam muito a manter estas partes dos fios mais saudáveis e livres do ressecamento. Se você usa chapinha e secador com frequência então, são indispensáveis!
Mesmo que seu cabelo esteja sempre natural, não se esqueça de caprichar nas pontas com o creme sem enxágue ao finalizar os fios, ok? 😉
Viu como são dicas simples? Basta ter um pouco de cuidado com as pontinhas do cabelo, assim as pontas duplas ficam mais fáceis de serem resolvidas!
Tem alguma dúvida ou aquela dica que funciona e eu não falei aqui? Comente e ajude a enriquecer o post!
Gostou do post? Compartilhe no Pinterest e me ajude a continuar produzindo mais conteúdo:
Dicas de como cuidar de pontas duplas e ter cabelos mais bonitos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.