Resenha de livro: Roverandom

E o livro da vez é o “Roverandom”, de J. R. R. Tolkien, uma obra do mesmo autor de livros famosos como “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. Embora seja um livro com uma história infantil, ainda assim vale muito a pena falar sobre ele aqui. Continue lendo para ver a resenha completa e porquê eu gostei tanto dele.

Resenha do livro Roverandom de J. R. R. Tolkien

O livro que eu tenho é a 2ª tiragem, feita em 2014, da 2ª edição lançada em 2013, editora WMF Martins Fontes e contém 127 páginas. O livro veio em uma “feira” que fiz neste mês, aproveitando as ofertas de livros com preços baixíssimos na Amazon. hahaha

É um livro com história muito criativa e uma motivação linda por trás da sua criação. Ele foi escrito por Tolkien depois que o seu filho mais novo perdeu na praia um brinquedo que gostava muito.

O que diz a contracapa do livro Roverandom

Em 1925, durante as férias, o pequeno Michael Tolkien perdeu, na praia, um cãozinho de brinquedo que adorava. Para consolá-lo, o pai, J. R. R. Tolkien, inventou uma história sobre um cachorro de verdade que é transformado em brinquedo por um mago e enviado por um “feiticeiro-da-areia” à Lua e ao fundo do mar.
Mais de 70 anos depois, as aventuras do cachorro Rover, também conhecido pelo nome de “Roverandom”, foram publicadas na Inglaterra. Elas foram organizadas a partir do texto original por Christina Scull e Wayne G. Hammond.
Divertido e rico em jogos de palavras, Roverandom agradará a todos os leitores que gostam de uma boa história e será bem recebido pelos muitos admiradores de Tolkien de todas as idades.
 

O que eu achei do livro Roverandom

Logo de início adorei a apresentação do livro, contando como a história provavelmente foi concebida e uma linha do tempo da preparação da obra. A apresentação mostra as ligações da obra com a viagem da família Tolkien à praia, onde o então pequeno Michael Tolkien perdeu seu brinquedo favorito, de onde surgiu a inspiração dessa história.

Gosto sempre de ler mais sobre a vida de Tolkien, pois é um dos meus autores favoritos (os outros são Chesterton e Agatha Christie). Então, para mim, essa apresentação foi uma parte muito prazerosa.

Livro Roverandom resenha

Como as outras obras de Tolkien, é uma história muito criativa e original.

No caso de Roverandom, a história é também muito graciosa e de leitura leve, excelente para ler quando você meio para baixo, pois traz um pouco de animação e distração dos problemas da vida.

A história é muito envolvente e encantadora, com elementos de humor e surpresa, e às vezes também dava uma certa apreensão, como quando Rover se envolvia em encrencas.

Tenho que dizer que gostei tanto da história que fiquei com pena pelo fato de ser tão curtinha, com pouco mais de 100 páginas.

Deu até aquela “depressão pós-livro”, quando a gente sente falta da história e dos personagens, sabe? hahaha Quem é viciado em leitura vai me entender!

Como eu já disse, é um livro infantil, e é do tipo que com certeza eu vou ler à noite para os meus filhos, quando os tiver! haha

Ao final do livro tem a parte de Notas, onde vários elementos da história são contextualizados com notícias da época em que a obra foi escrita, onde algumas expressões são explicadas, e escolhas de nomes são justificadas.

As notas são tão ricas que nos deixam ainda mais por dentro do processo de concepção do livro, dos fatores que influenciaram Tolkien, do significado de alguma frase ou nome em especial.

Se tivesse que classificar esse livro em uma escala de 0 a 10, certamente esse seria 10, recomendo muito! O meu foi comprado na Amazon por um preço muito bacana, clique no link* abaixo para comprar o seu também! 😉

*Link afiliado. Isto significa que, se você adquirir o produto, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter as despesas com o blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.