Livro da vez: As Crônicas de Nárnia

Eu nunca tinha lido livro As Crônicas de Nárnia, até ganhar o arquivo para Kindle da Amazon, quando este e outros e-books ficaram liberados por algum tempo para download grátis. Depois disso, ainda ganhei a versão física do livro de presente do meu namorado.

Mas eu ainda não o havia lido, pois a obra é muito grande e eu não sabia se daria conta na época, quando estava muito apertada com a faculdade. No entanto, resolvi lê-lo durante minhas viagens, e deu certo. Agora vou contar para você o que achei desta obra.

Veja a minha opinião sobre o livro As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, bem como frases inspiradoras e reflexivas retiradas da obra


Já adianto que o meu objetivo aqui não é uma resenha convencional, como sempre faço na tag Livros daqui do blog. Por se tratar de um livro muito famoso, muita gente já tem acesso a partes da história através dos filmes.

Além disso, expliquei um pouco mais sobre o porquê de não querer mais fazer resenhas comuns de livros no post sobre a obra Edgar Allan Poe.

Então, vou contar principalmente o que achei e mostrar algumas frases da obra que me fizeram refletir.

Portanto, este vai ser mais um post opinativo e inspiracional com base na obra As Crônicas de Nárnia do que uma resenha.

Falando um pouco sobre a obra

Índice do livro físico As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis. As crônica vão muito além da famosa "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa"

Quem já viu os filmes, conhece parte da história. Mas a obra é bem extensa e possui outros 6 contos além do famoso “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”. E admito que não sabia que o livro tinha tantos contos além desse! Os contos da obra são:

  • O sobrinho do mago
  • O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
  • O cavalo e seu menino
  • Príncipe Caspian
  • A viagem do Peregrino da Alvorada
  • A cadeira de prata
  • A última batalha

Há ainda um capítulo extra, “Três maneiras de escrever para crianças”. Mas não sei se este tópico está presente em todas as edições da obra.

Mesmo tendo a versão física, que tem 752 páginas, eu preferi ler esse livro no Kindle, o leitor de e-book da Amazon. Isto porque ele é muito mais prático, pois cabe em qualquer uma das minhas bolsas. Ou seja, posso levá-lo para qualquer lugar.

Falando nisso, eu já fiz a resenha completa sobre Kindle neste post aqui.

Tanto a versão física quanto o e-book foram adquiridos na Amazon, e pode ver essa e outras versões da obra neste link aqui.

O livro, tanto na versão física quanto digital, é lindo: é ilustrado, a letra tem bom tamanho (mas a fonte pode ser ajustada no Kindle) e eu não me lembro de ter encontrado erros de português nesta edição.

"O sobrinho do mago", o primeiro capítulo do livro As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis

O livro começa contando a história de duas crianças que se transportaram para um mundo mágico. O autor mostra como surgiu o famoso guarda-roupas mágico, e também outros detalhes importantes para o restante da história.

O capítulo no qual o filme As Crônicas de Nárnia se baseou (pois o filme nunca é 100% igual ao livro) é o segundo.

Foi muito bom ver a história original, do livro, assim como foi escrita por C. S. Lewis. Mas ainda passei tanta raiva com Edmundo quanto no filme! hahahaha

Capítulo "Príncipe Caspian" do livro As Crônicas de Nárnia

Os capítulos seguintes contam a história de diversas outras personagens e aventuras, como o garoto Shasta da Calormânia (outro país existente na história), a história do príncipe Caspian (que também virou filme), a viagem para o Fim do Mundo e outros. Não é a toa que o e-book tem 903 páginas! Haha

Opinião e inspirações do livro As Crônicas de Nárnia

Versão física atual do livro As Crônicas de Nárnia, em volume único

Trata-se de uma obra alegórica, e também muito bonita, com histórias de superação, coragem, fidelidade e, claro, fé. O melhor exemplo a se pensar é a alegoria de Aslam, o grande leão, filho do Imperador de Além Mar, que se sacrificou por Nárnia .

O autor diz que Aslam é uma visão alternativa de Cristo, e mostra que esta seria supostamente uma forma que Jesus assumiria se fosse até um país fantástico como Nárnia. Por isso quase sempre o que Aslam faz ou diz ao longo das histórias, possui paralelos cristãos.
Fonte: Wikipedia

Fiquei encantada com a leveza da leitura, muito fluida e rápida. O vocabulário é elegante, e Lewis tem o dom de escrever com uma clareza incrível! Assim, eu não precisava voltar toda hora no parágrafo para ler novamente por ter esquecido o que havia lido, sabe como é? Hahaha

Além disso, o livro também tem muitas frases que marcam a gente. Separei algumas quotes da obra que me cativaram, veja a seguir:

Pois o que você ouve e vê depende do lugar em que se coloca, como depende também de quem você é - C. S. Lewis em As Crônicas de Nárnia
Oh, Filhos de Adão, com que esperteza vocês se defendem daquilo que lhes pode fazer o bem! - C. S. Lewis em As Crônicas de Nárnia
A eternidade com um coração mau é a perenidade da desgraça - C. S. Lewis em As Crônicas de Nárnia
Todos conquistam o que desejam, mas nem sempre se satisfazem com isso - C. S. Lewis em As Crônicas de Nárnia

Por fim, posso resumir tudo dizendo que esse livro é maravilhoso! Pois é uma leitura boa, leve, reflexiva e engrandecedora. Quando eu tiver filhos, certamente vou ler As Crônicas de Nárnia para eles antes de dormir!

E, por último, uma curiosidade: sabia que Lewis era amigo de Tolkien, autor de O Hobbit e outros livros de ficção e fantasia? Acho incrível!

E então, já leu esse livro ou viu o filme As Crônicas de Nárnia? O que você achou dele(s)?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.