Receitas de hidratação caseira para cabelos

Muitas vezes, devido à correria do dia-a-dia e a quantidade de afazeres que compromete o nosso tempo, nossos cabelos ficam negligenciados. Mas você sabia que é possível hidratar os cabelos em casa, com receitas de hidratação caseira?

Continue lendo o post e veja as dicas de hidratação caseira para cabelos, que além de eficientes são econômicas, já que você pode utilizar produtos que normalmente tem em casa.

Receitas de hidratação caseira para os cabelos e para um cronograma capilar usando o que tem em casa

Você sabia que produtos como babosa, açúcar, mel, azeite, creme de leite e abacate são excelentes também para tratamento capilar?

Veja as características de cada um deles e como utilizá-los na hidratação caseira!

Hidratação com babosa

Como fazer hidratação caseira com babosa

A babosa é uma planta amplamente utilizada no ramo dos cosméticos, seja em produtos para cabelos ou produtos para a pele, como protetores solares, loções pós-sol e etc, pelas suas propriedades altamente hidratantes.

É bem fácil cuidar de um pezinho de babosa em casa, seja em jardins ou até mesmo em vasos. Caso você não tenha babosa em casa, pode comprar algumas folhas em mercados, por exemplo, onde não costumam ser caras.

Veja como fazer o gel de babosa para usar diretamente no cabelo ou para potencializar a máscara de hidratação capilar:

Para utilizá-la nos cabelos, é necessário lavar bem a folha e tirar a casca, pois esta possui substância altamente alergênicas, podendo causar muita coceira mesmo após a lavagem.

Logo após esse processo, retire a parte interna gelatinosa da babosa e bata em um liquidificador até triturar completamente.

Em seguida, misture o gel de babosa em um creme-base (como Yamasterol ou Kanechom, como eu sempre recomendo aqui) e aplique nos cabelos.

Deixe agir nos fios por volta de 10 a 15 min. Se preferir, pode coar o líquido resultante da trituração em liquidificador, para eliminar as chances de deixar pedacinhos de babosa no cabelo.

Além disso, a babosa também pode ser utilizada pura nos fios, sem ser misturada a creme nenhum, e isso fica ser critério!

Por isso, faça alguns testes para descobrir o modo que deixa o seu cabelo melhor e aproveite ao máximo a hidratação com babosa!.

Hidratação com açúcar

Como hidratar o cabelo com açúcar

O açúcar cristal também pode ser utilizado para hidratação capilar, sabia? Para isso, basta dissolvê-lo em um pouco de água, misturar no creme-base a ser utilizado e aplicar nos cabelos!

  • Para potencializar ainda mais a hidratação, você pode dissolver o açúcar com glicerina, mas com os devidos cuidados como eu expliquei aqui.

Muitas pessoas misturam o açúcar diretamente no creme e aplicam a mistura assim nos cabelos. Porém, eu não recomendo usar deste modo!

Isto porque a fricção dos grãos de açúcar nos fios pode afinar os fios, sendo ainda mais nocivos para quem já tem fios naturalmente finos!

Dica: muito cuidado ao enxaguar os fios para não deixar restos no cabelo! Por isso, enxague os cabelos muito bem, pois o açúcar pode ser um pouco difícil de remover.

Hidratação caseira com mel

Como fazer hidratação caseira com mel

Basicamente, o mel faz tão bem para os cabelos por ter propriedades antioxidantes e antibacterianas, além de propriedades hidratantes, claro.

Para hidratar o cabelo com mel, você pode utilizá-lo puro nos cabelos ou misturado a um creme-base.

Se for utilizar misturado a um creme base, coloque1 colher (de sopa) de mel na porção de creme suficiente para todo o cabelo e misture bem.

Hidratação capilar com azeite

Como fazer hidratação caseira com azeite

O azeite já é bem famoso para uso capilar, principalmente pra umectação, processo poderoso em que se utiliza um óleo puro para nutrição capilar.

Como hidratante capilar, geralmente se utiliza uma quantidade menor de azeite do que a quantidade que seria utilizada para uma nutrição.

Portanto, para hidratar com azeite, utilizo no creme-base uma colher (de sopa) de azeite em uma porção de creme suficiente para todo o cabelo.

Além disso, a mistura de azeite e mel no creme ou em iogurte natural (ou creme de leite) também dá um resultado incrível de hidratação e nutrição, super recomendo!

  • Veja como tratar o seu cabelo com óleos naturais aqui.

Hidratação caseira com abacate

Receita de hidratação caseira para hidratar os cabelos com abacate

O abacate é um alimento rico em nutrientes como proteínas, vitaminas e ácidos graxos.

Para utilizar o abacate ha hidratação capilar, separe uma metade de abacate e misture com iogurte natural ou creme de leite, misture bem e passe nos cabelos.

Ma certifique-se de bater a mistura no liquidificador o bastante para que não fique pedacinhos ou fiapos nos cabelos, ok?

Por fim, quando a receita estiver pronta, deixe a mistura agir por 20 minutos nos fios.

Para potencializar o efeito hidratante do abacate, você ainda pode adicionar mel ou azeite na receita. O resultado é maravilhoso, pois além de hidratar, também deixa o cabelo muito bem nutrido.

E aí, já decidiu qual hidratação vai fazer hoje?

Viu como é simples hidratar o cabelo em casa?

Além de poder utilizar ingredientes comuns na cozinha, as receitas são fáceis de fazer e a aplicação é rápida aplicação.

Você tem alguma receita especial ou preferida para hidratação capilar caseira? Tem alguma dúvida sobre o post? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.