10/05/2016

Receitas de hidratação caseira para cabelos

Muitas vezes, devido à correria do dia-a-dia e a quantidade de afazeres que compromete o nosso tempo, nossos cabelos ficam negligenciados e, quando percebemos, eles já estão ressecados e mal cuidados, pedindo por um tratamento adequado. Mas você sabia que é possível hidratar os cabelos em casa, com receitas caseiras e eficientes? Continue lendo o post e veja as dicas de hidratação caseira para cabelos, que além de eficientes são econômicas, já que você pode utilizar produtos que normalmente tem em casa.

Como fazer hidratação caseira
Produtos como babosa, amplamente utilizada na indústria cosmética, e açúcar, mel, azeite, creme de leite e abacate, que são muito utilizados como ingredientes culinários, são excelentes também para tratamento capilar. Veja as características de cada produto e como utilizá-lo na hidratação caseira:

Hidratação caseira com babosa

Como fazer hidratação caseira com babosa

A babosa é uma planta amplamente utilizada no ramo dos cosméticos, seja em produtos para cabelos ou produtos para a pele, como protetores solares, loções pós-sol e etc, pelas suas propriedades altamente hidratantes.

É bem fácil cuidar de um pezinho de babosa em casa, pode ser criada em jardins ou até mesmo em vasos. Caso você não tenha babosa em casa, pode comprar algumas folhas em mercados, por exemplo, onde não costumam ser caras.

Para utilizá-la nos cabelos, é necessário lavar bem a folha e tirar a casca, pois esta possui substância altamente alergênicas, podendo causar muita coceira mesmo após a lavagem. Logo após esse processo, retire a parte interna gelatinosa da babosa e bata em um liquidificador até triturar completamente, e misture em um creme-base (como Yamasterol ou Kanechom, como eu sempre recomendo aqui) e aplique nos cabelos, deixando por volta de 10 a 15 min. Se preferir, pode coar o líquido resultante da trituração em liquidificador, para eliminar as chances de deixar pedacinhos de babosa no cabelo.

A babosa também pode ser utilizada pura nos fios, sem ser misturada a creme nenhum, e isso fica ser critério! Teste o modo que deixa o seu cabelo melhor e aproveite a hidratação.

Hidratação caseira com açúcar

Como hidratar o cabelo com açúcar
O açúcar cristal também pode ser utilizado para hidratação capilar, sabia? Para isso, basta derretê-lo em um pouco de água (ou ainda, para potencializar a hidratação, com glicerina, mas com os devidos cuidados como eu disse aqui), misturar no creme-base a ser utilizado e aplicar nos cabelos!

Muitas pessoas misturam o açúcar diretamente no creme e aplicam a mistura assim nos cabelos, mas eu não recomendo, especialmente para quem tem cabelos finos, pois a fricção dos grãos de açúcar nos fios pode afiná-los ainda mais.

Dica: muito cuidado ao enxaguar os fios para não deixar restos no cabelo, por isso, enxague os cabelos muito bem, isso é essencial, pois o açúcar pode ser um pouco difícil de remover.

Hidratação caseira com mel

Como fazer hidratação caseira com mel

Já escrevi no blog um post inteirinho sobre Os benefícios do mel para os cabelos, e você pode conferi-lo clicando no link, caso queira saber tudo sobre como utilizar o mel e por quê ele é tão bom para os fios.

Basicamente, o mel faz tão bem para os cabelos por ter propriedades antioxidantes e antibacterianas, além de propriedades hidratantes, claro.

Pode ser utilizado puro nos cabelos ou misturado a um creme-base. Quando eu o utilizo misturado a um creme base, coloco 1 colher de sopa de mel na porção de creme suficiente para todo o meu cabelo e misturo bem.

Hidratação caseira com azeite

Como fazer hidratação caseira com azeite

O azeite já é bem famoso para uso capilar, principalmente pra umectação, processo poderoso em que se utiliza um óleo puro para nutrição capilar. Já escrevi sobre tratamento com óleos no blog e o post pode ser visto aqui.

Como hidratante capilar, geralmente se utiliza uma quantidade menor de azeite do que a quantidade que seria utilizada para uma nutrição, portanto, para hidratar com azeite utilizo no creme-base a mesma quantidade que uso de mel, por exemplo: uma colher de sopa em uma porção de creme suficiente para todo o cabelo.

A mistura de azeite e mel no creme ou em iogurte natural (ou creme de leite) também dá um resultado incrível de hidratação e nutrição, super recomendo.

Hidratação caseira com abacate

Hidratação caseira com abacate

O abacate é um alimento rico em nutrientes como proteínas, vitaminas e ácidos graxos.

Para utilizar o abacate nos cabelos, separe uma metade de abacate e misture com iogurte natural ou creme de leite, misture bem e passe nos cabelos. Certifique-se de bater a mistura no liquidificador o bastante para que não fique pedacinhos ou fiapos nos cabelos. Deixe a mistura por 20 minutos nos fios.

Para potencializar, pode adicionar também mel ou azeite na receita, o resultado é maravilhoso, pois além de hidratar, também deixa o cabelo muito bem nutrido.



Viu como é simples hidratar o cabelo em casa? Além de poder utilizar ingredientes comuns na cozinha, as receitas são fáceis de fazer e a aplicação é rápida aplicação. Você tem alguma receita especial ou preferida para hidratação capilar caseira? Tem alguma dúvida sobre o post? Conte nos comentários!

Receitas para hidratar o cabelo em casa

Veja também: