2/22/2017

Inspiração: decoração com suculentas

As suculentas são plantinhas com folhas e/ou talos lisos e grossos e são conhecidas pelo seu aspecto gordinho e gracioso. Além disso, são de fácil cuidado, especialmente por serem adaptáveis a diversos ambientes e pela pouca exigência com relação à água. 

De uns tempos pra cá essas plantinhas popularizaram bastante na decoração de ambientes, mas também não é pra menos, pois além de lindas elas são super práticas. E no post de hoje eu tenho inspirações para quem quer usar suculentas na decoração de casa, com dicas de cuidados e fotos dessas lindezas em diversos ambientes e vasos.

Como decorar a casa com suculentas e dicas de cuidados
Há muitos tipos de suculentas por aí (inclusive os cactos, e para saber mais sobre eles clique aqui), então tudo se inicia com a escolha da espécie que você vai querer ter em casa, e isso vai de acordo com os eu gosto e o ambiente a ser decorado. Você pode escolher um tipo mais compacto, esparso, ou com caimento sobre o vaso, daquelas ideais de se pendurar em ganchos; há ainda suculentas com tamanho mini, que cabem em qualquer lugar e são muito fofinhas.

A partir da escolha do tipo de suculenta você escolhe o vaso ideal. Tem quem resolva plantar em vasinhos comuns de plástico, barro, gesso ou até mesmo em recipientes mais inusitados, como xícaras, bandejas ou panelas velhas. E quem disse que não fica bonito? Parece que as suculentas são um charme em qualquer lugar!

Há também a opção de se fazer um terrário com essas plantas. Para isso, pegue um recipiente de vidro (o mais comum é aquele aquário bola), coloque um pouco de terra e as plantinhas suculentas que desejar. Fica lindo também quando há decoração com pedras naturais, mas não coloque aquelas pedras branquinhas de aquário pois elas fazem mal à planta.

Agora uma dica muito importante: regue a suculenta somente quando a terra estiver seca, pois o excesso de água mata a plantinha (isso vale também para suculentas em vasos comuns), e estando em um recipiente onde não é possível retirar o excesso de água, como um terrário de vidro, é preciso ter ainda mais cuidado. Não dá para dizer um intervalo exato para regar a suculenta, então a regra é essa mesmo: regar só quando a terra estiver seca! E também não encharque a planta, ok?

É importante também deixar que as suculentas tomem sol no período da manhã, para evitar que a planta cresça com deficiência. Sabe quando ela começa a ficar super comprida e com os galhos cada vez mais finos? Pois é, isso é um efeito da falta de luz.

Agora veja as inspirações de suculentas que separei, tem de vários tipos e em recipientes diversos: em vasinhos comuns, decorados e em terrários ou xícaras, espero que ajude você a decidir como vai plantar a sua suculenta e qual tipo escolher.

Inspiração de suculentas na decoração de casa

Como é possível perceber pelas fotos, as suculentas podem decorar qualquer ambiente, seja cozinha, quartos, banheiros, sala de estar e etc. Elegantes como são, embelezam qualquer lugar e levam um toque natural para dentro de casa. Eu não sei você, mas como eu disse no post sobre decoração com flores, eu adoro ambientes com plantas, mesmo quando são artificiais.

E então, o que achou do post? Você gosta de suculentas? Qual é o seu tipo preferido? Deixe sua opinião nos comentários, vamos trocar ideias, dicas e opiniões a respeito! ;)