Meu Bullet Journal 2018

O bullet journal é um método de organização em que se pode usar qualquer caderninho – qualquer um mesmo, com ou sem pauta, quadriculado ou pontilhado, não precisa usar somente aqueles caderninhos caros e chiques que a gente vê por aí – para anotar tarefas, metas, planejar mensalmente, anualmente e tudo mais que você quiser colocar no papel.

Ano passado, adaptei uma agenda comum e usei como BuJo, como mostrei aqui. Agora eu vou mostrar o que eu aprontei para 2018 haha Continue lendo para saber!

Caderninho estilo Moleskine que usei para Bullet Journal em 2018

Apesar de não ser um assunto muito falado por aqui no blog, o Bullet Journal não é uma novidade aqui. Para quem quiser também saber se o método funciona e ver dicas para ter mais eficiência na organização com o Bullet Journal, é bom dar uma olhadinha no post onde eu falo a respeito e conto a minha experiência de organização em 2017.

Caderninho estilo Moleskine com capa dura, elástico e folhas sem pauta que escolhi para usar como Buller Journal em 2018

O que estou usando no meu Bullet Journal de 2018

Para o Bullet Journal de 2018, comprei na Marisa um caderninho no estilo do famoso Moleskine*, com elástico para fechar e folhas sem pauta. Só esqueci de um detalhe: olhar a gramatura do papel.

Gente, esse caderninho é muito lindo e prático, mas o papel é tão fino que tudo que eu escrevo nele de canetinha microline vaza para o verso da folha, fica tudo manchado :'( até com os marca-textos que uso tenho que ter cuidado, foi difícil achar alguns que não vazem.

Então fica a dica: para poder usar canetinhas microline (como as da primeira foto) e marca-textos no seu Bullet Journal sem ter problemas, olhe a gramatura do papel.

O meu caderninho tem páginas com 60 g/m², e o ideal para não ter vazamentos é, pelo menos, 75 g/m² (uso de canetinhas eu não garanto que dá pra usar 100% sem vazamentos, mas pelo menos marca-textos podem ser usados sem muita preocupação).

Primeira página do meu Bullet Journal 2018: uma coroa de flores desenhada à mão com o ano no centro

As canetinhas que eu gosto de usar são as Compactor Microline*, e os meus marca-textos preferidos no momento são os Lumi Color da Pilot*, que acho lindos (especialmente o azul e o roxo) e mancham beeem menos que outros qeu já usei.

Para desenhar na primeira folha (que é grossa então não tem o perigo de vazar) usei a Compactor Microline preta e caneta bico de pena com tinta nanquim.

Página de dados pessoais do meu Bullet Journal 2018

O que aprendi fazendo o meu próprio Bullet Journal

Aprendi muito fazendo o meu próprio Bullet Journal para esse ano. A primeira coisa é que dá muito trabalho fazer layouts bonitões, cheios de desenhos super complexos, handlettering impecável, proporções perfeitas e etc que nem alguns que a gente vê no Instagram e no Pinterest, demora demaaais!

Eu admiro (e sinto uma invejinha rsrs) quem tem tempo o bastante para fazer as obras de arte que eu vejo em vários BuJos que circulam na internet haha

Key page do meu Bullet Journal, feita no verso da primeira página
Página do meu Bullet Journal onde coloco a legenda com símbolos e cores que uso para identificar
minhas tarefas e eventos.

Nas primeiras páginas do BuJo eu coloquei a legenda de símbolos e cores, o calendário do ano, página de aniversários, lista de livros lidos, o Future Log (com os eventos mais importantes de cada mês do ano), a página de Finanças para controlar meus gastos e poupança e, por último, uma Wishlist.

Página do meu Bullet Journal 2018 para anotar os livros lidos ao longo do ano

O layout que faço para a abertura do mês é colocar o calendário do mês, nome do mês com alguns fru-frus (pequenos enfeites e desenhos simples haha), metas e livros para ler abaixo; na página ao lado, coloco o Montlhy Overview (uma vista geral do que tenho para fazer no mês) com os dias do mês em lista, uma linha para cada dia.

Para as semanas, estou fazendo o layout mais simples possível, apenas com os dias da semana com uma caligrafia bonita e o dia do mês ao lado.

Não fico enfeitando páginas e fazendo colagens pois eu definitivamente não posso tirar meu tempo para isso (TCC, estágio, provas e trabalhos reduzem o meu tempo livre a meras 2 ou 3 horas por dia, e eu já tenho outras coisas para esse tempo).

Enquanto não tirei nenhuma foto bonitinha do meu Monthly Overview nem das meus logs semanais, veja uma parte da minha página de finanças:

Página do meu Bullet Journal de 2018 para o controle das minhas Finanças

Uma dica preciosa para deixar o Buller Journal bonito e economizar tempo é o uso de washi tapes, pois elas deixam as páginas mais coloridas e tornam a decoração muito mais fácil pra quem não gosta ou não tem tempo (meu caso) de ficar desenhando nas páginas.

A parte ruim é que washi tapes são um pouco difíceis de achar em papelarias físicas (nunca achei aqui em Montes Claros, mas os montesclarenses que souberem onde posso comprar, fiquem à vontade para comentar haha).

Na internet muitas lojinhas on-line vendem as mais variadas washis, até na papelaria da Amazon* dá pra encontrar algumas. Em breve coloco aqui fotos de páginas que enfeitei com washi tapes 😉

E assim está ficando o meu Bullet Journal para 2018. Estou gostando bastante da liberdade de organizar tudo do jeito que fica melhor e mais prático para mim.

E então, você usa Bullet Journal? Tem alguma dica especial para dar? Quer usar mas tem muitas dúvidas? Vamos compartilhar dicas e inspirações nos comentários! 🙂

*Link afiliado, Isto significa que, se você adquirir algum produto a partir dele, eu ganho uma pequena comissão (sem custos adicionais para você) que me ajuda a custear as despesas do blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.