Meu planner 2019 e dicas de organização

Eu nunca usei um planner, 2019 será meu primeiro ano com um. Já usei agendas mas nunca funcionavam, e desde 2017 uso o bullet journal. Amei o BuJo, mas o teste de métodos de organização continua. Desta vez, vou contar sobre o meu planner 2019 e dicas de organização, para que você comece o ano se organizando!

Veja o meu planner 2019 e dicas de organização para que 2019 seja um ano de muitas realizações

Talvez você esteja se perguntando que, se eu amei tanto o bullet journal, por que não continuar fazendo o BuJo?!

Bem, a história começa com o fato de que não achei nenhum caderninho que eu gosto aqui na cidade. Pois é, cidade grande para alguns, tão pequena para outros, tipo para quem gosta de papelaria.

Como vou me organizar com meu Planner 2019 West Village da Tilibra

O Bullet journal pode ser usado com qualquer caderno, mas *eu* gosto dos cadernos costurados sem pauta.

Em 2018, usei um caderninho lindo e muito funcional que comprei na Marisa, mas dessa vez eu não achei mais desse caderninho – ou outro similar – nem mesmo nas papelarias!

Daí, vi o planner 2019 West Village da Tilibra, folheei e amei o que vi!

Meu Planner 2019: Tilibra West Village

Primeira página do Planner 2019 West Village da Tilibra

O Planner 2019 West Village que achei por aqui tem a capa dourada e muito bonita! As páginas não são grossas, apenas 63 g/cm³, então se usar canetinhas microliner, vai vazar! Mas como eu estou em busca do máximo de praticidade possível, isso não faz mais diferença para mim.

O planner possui os calendários e a visão anual de 2019 e 2020, tendo uma lista com cada dia do mês, o que é ideal para visualizar os eventos e tarefas mais importantes do ano. Infelizmente, não tem a visão mensal no início de cada mês.

Páginas para o Planejamento 2019, a visão anual disponível no Planner 2019 West Village Tilibra

Maas, até para isso eu dou um jeito: como após cada semana o planner tem uma página pautada para anotações, usei essa página para colocar o meu rastreador de hábitos (habit tracker) e um resumão do mês. E ainda teve espaço para anotar minhas metas do mês e os livros lidos! 😀

A visão semanal é bem sucinta, assim como eu já estava fazendo à mão no meu bujo: todos os dias da semana em uma só página! Prefiro assim, pois visualizo tudo em uma página só, já fica tudo “na cara”. Haha

O que eu mais gostei nesse planner é a quantidade de páginas vazias nele: tem uma seção com páginas quadriculadas no início, uma página pautada após cada semana (como já disse) e várias folhas pautadas no final.

Visão semanal do Planner 2019 West Village Tilibra e página pautada para anotações, onde fiz o meu Monthly Overview, Habit Tracker, Metas e Livros lidos no mês

Algumas dicas de organização

Apesar de já ter dado alguns toques com relação à organização enquanto descrevia o planner acima, aqui vão mais algumas dicas de organização.

Com tanto espaço no planner, acabou que coube tudo que preciso para me organizar direitinho:

  1. nas páginas quadriculadas, fiz ou vou fazer anotações pessoais, como metas do ano e lista de leitura/ livros lidos, por exemplo;
  2. separei a última folha pautada de cada mês para Ganhos e Gastos, onde também vou colar faturas, extratos e etc;
  3. nas folhas pautadas no final do planner, deixei só para planejamento do blog e controle de projetos do meu trabalho (sou web designer lá no Kassia Web Design).
Montlhy Overview que fiz no meu planner 2019 West Village Tilibra, aproveitando a página em branco seguinte à visão de tarefas semanais

Nas seções semanais, vou anotar as tarefas assim como no ‘verdadeiro’ Bullet Journal: cada tarefa resumida e com um pontinho na frente para controle do andamento, como expliquei no post onde conto tudo sobre o Bullet Journal e como adaptei uma agenda para usar de BuJo, veja o link abaixo!

Acontece que, por mais que eu ame o Bullet Journal, é difícil pra mim ter que parar um dia da semana só para desenhar a estrutura mensal e semanal. Por mais simples que eu faça o layout, ainda perco muito tempo. E é um tempo em que eu poderia estar me dedicando a outras tarefas…

Mas, se você tem maior disponibilidade de tempo, vá em frente: use o bullet journal! Ele é completamente flexível e permite que você se organize como quiser! Se procura algo com certa flexibilidade mas que economize tempo, esse planner 2019 West Village da Tilibra é ótimo!

Então é assim que vou me organizar em 2019. E você, já se decidiu? Qual é o seu método favorito?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.