z35W7z4v9z8w Cinco dicas de maquiagem - Um toque de framboesa

Cinco dicas de maquiagem

Com a intenção de colaborar um pouco na hora de fazer a maquiagem, hoje eu tenho para vocês cinco dicas e truques de maquiagem para facilitar a vida de quem se maquia no dia-a-dia.

Para fazer esse post, selecionei as dúvidas mais frequentes que vejo na internet e nas redes sociais, e fiz também um infográfico bem simples para ser apresentado no final com um resumo de todas as dicas. As dicas que estou dividindo com vocês foram aprendidas por mim na prática, seja por acaso ou por tentativa.
Dicas e truques de maquiagem


1. Como fazer delineado gatinho

como fazer delineado gatinho
Passo-a-passo simples de como fazer delineado gatinho.
Fonte da imagem: Instagram IG @miaumauve
Sem dúvidas, esse é o que dá mais trabalho e a dúvida que eu mais vejo internet afora, pra muita gente é simplesmente impossível fazer um delineado gatinho. A maioria das mulheres que eu conheço não sabe fazer esse tipo de delineado, e muitas já desistiram de tentar...pois vamos à prática, nada de desistir, pois o primeiro passo é continuar sempre tentando e praticando o delineado, pois como diz o ditado "a prática leva à perfeição", não é mesmo?

Para facilitar as coisas, aqui vai a dica valiosa: comece o delineado gatinho pela ponta externa. Faça um traço no canto externo do olho em direção à ponta da sobrancelha e puxe a ponta do traço em direção ao canto do olho, assim como no pictorial abaixo:

2. Como aplicar batom líquido

Por mais popular que o batom líquido seja, ainda vejo muitas dúvidas a respeito da aplicação, que ainda é muito complicada pra algumas pessoas. E realmente, quanto mais rápido o batom seca, mais difícil de aplicar. Também pode se tornar de aplicação difícil quando não é possível passar mais de 1 camada, ou quando não se pode encostar os lábios até a secagem e isso não é conhecido por quem comprou o batom (os batons líquidos da China são danados pra fazer isso, dei dicas de como aplicar o MeNow perfeitamente aqui).

Para facilitar, a dica é aplicar com um pincel ao redor dos lábios, como se estivesse contornando com um lápis, para definir o contorno. Em seguida, use o aplicador de esponjinha do próprio batom e preencha os lábios. Se o batom for extremamente seco (como os batons líquidos da linha comum da Dailus, por exemplo) passe uma fina camada de lip balm antes para facilitar a aplicação e evitar que craquele.

3. Como aplicar sombra pouco pigmentada e/ou esfarelada

Como aplicar sombra esfarelada ou pouco pigmentada

Comprou uma paletinha e se decepcionou com a pigmentação? Tem alguma sombra que esfarela muito? Não precisa jogar a paletinha e nem a sombra fora! Se a aplicação de primer ou potencializador de sombra não ajudar muito, experimente passar a sombra com o pincel molhado, geralmente resolve o problema ou pelo menos ameniza. No caso das sombras que esfarelam muito, isso ajuda até a evitar que caia muito pó de sombra no rosto.

Eu achava que isso funcionava apenas com sombras baked (aquelas sombras cozidas maravilhosas, super brilhantes e de ótima fixação), mas certo dia não tive tempo de secar o pincel antes de fazer a  maquiagem e vi que mesmo as sombras comuns de uma paletinha simples que eu tenho aqui (algumas sombras praticamente nem pigmentavam, era uma tristeza) ficaram muito melhor quando aplicadas dessa forma, e a fixação também melhorou. Se a sombra for daquelas que esfarela, o truque é depositar nas pálpebras com o pincel, encostando-o várias vezes no mesmo lugar, pois se passar normalmente a sombra vai saindo a cada passada do pincel.

4. Como espalhar melhor o corretivo 

Como aplicar o corretivo adequadamente

Uma grande descoberta para mim foi usar esponjinhas para espalhar e esfumar o corretivo. Eu já sei que essa técnica é usada já há um bom tempo, pois eu via naqueles tutoriais em vídeo do Instagram as moças aplicando tudo quanto é produto com esponjas, mas eu nunca dei atenção, achava que não era tão diferente do resultado com pincel. Isso mudou quando eu resolvi comprar um daqueles kits com 8 esponjinhas triangulares bem baratinhos para fazer nail art, e um dia decidi usar uma delas para espalhar o corretivo e vi o quanto isso era maravilhoso!

O uso de esponja, além de espalhar melhor o produto, ainda deixa o acabamento mais refinado. Facilita a aplicação de produtos de consistência mais grossa, como corretivos em bastão ou em creme, contribuindo para melhor cobertura.

5. Como fazer o batom durar mais

como fazer o batom durar mais

Eu já falei dessa dica por aqui antes, fiz até um passo-a-passo em foto de aplicação de corretivo e batom, mas acrescento aqui mais uma dica: aplicar tanto o corretivo quanto o pó compacto, pois assim, além da fixação melhorar, a cor também é potencializada e o aspecto fica mais seco, quase como um batom matte. Além disso, enquanto o pó compacto confere o aspecto seco ao batom, o corretivo, quando de cor mais clara, potencializa a cor, deixando-a mais próxima da cor na bala.


Veja o infográfico abaixo com um resuminho de cada dica de maquiagem descrita no post:

Dicas e truques de maquiagem
Dicas e truques de maquiagem ideais para quem faz a própria maquiagem.
Por hoje é isso! Espero que tenha gostado das dicas para facilitar a maquiagem no dia-a-dia, tentei ser bem didática. Qualquer dúvida (ou outras dicas) deixe nos comentários, terei prazer em responder! :)

Se você gostou do post, inscreva-se por e-mail para receber posts como esse em primeira mão, é bem simples: basta colocar o seu e-mail no local indicado na barra lateral, ou, se você estiver pelo celular, um pouco abaixo ao rolar a tela.