Truques de maquiagem ajudam muito na hora de fazer a make sozinha em casa. Por isso, eu resolvi trazer para vocês cinco dicas e truques de maquiagem, para facilitar a vida de quem se maquia no dia-a-dia.

Para fazer esse post, selecionei as dúvidas mais frequentes que vejo na internet e nas redes sociais. Também fiz um infográfico bem simples para ser apresentado no final, com um resumo de todas as dicas, excelente para salvar no Pinterest e olhar depois. 😉

As dicas que estou dividindo com vocês foram aprendidas por mim na prática, seja por acaso ou por tentativa.

5 dicas de maquiagem: veja dicas e truques para facilitar a make

Uma forma fácil de aprender a fazer sua própria maquiagem são as dicas de maquiagem para iniciantes. Se você ainda tem muita dificuldade para se maquiar, não se preocupe, continue tentando!

Depois de um tempo, com a prática, dedicação e experiência do que funciona ou não, você será capaz de fazer as melhores técnicas de maquiagem profissional.

1. Como fazer delineado gatinho

Como fazer delineado gatinho passo a passo
Passo-a-passo simples de como fazer delineado gatinho.
Fonte da imagem: Instagram IG @miaumauve

Sem dúvidas, esse é o que dá mais trabalho e a dúvida que eu mais vejo internet afora, pra muita gente é simplesmente impossível fazer um delineado gatinho. A maioria das mulheres que eu conheço não sabe fazer esse tipo de delineado, e muitas já desistiram de tentar…

Pois vamos à prática, nada de desistir, pois o primeiro passo é continuar sempre tentando e praticando o delineado, pois como diz o ditado “a prática leva à perfeição”, não é mesmo?

Para facilitar as coisas, aqui vai a dica valiosa: comece o delineado gatinho pela ponta externa. Faça um traço no canto externo do olho em direção à ponta da sobrancelha e puxe a ponta do traço em direção ao canto do olho, assim como no tutorial acima!

VEJA TAMBÉM: Resenha: Delineador Liquido Elf Charcoal, onde também tem um tutorial passo a passo bem simples, feito por mim, de como fazer delineado gatinho!

2. Como aplicar batom líquido

Por mais popular que o batom líquido seja, ainda vejo muitas dúvidas a respeito da aplicação, que ainda é muito complicada pra algumas pessoas. E realmente, quanto mais rápido o batom seca, mais difícil de aplicar.

Também pode se tornar de aplicação difícil quando não é possível passar mais de 1 camada, ou quando não se pode encostar os lábios até a secagem e isso não é conhecido por quem comprou o batom (os batons líquidos da China são danados pra fazer isso, dei dicas de como aplicar o MeNow perfeitamente aqui).

Para facilitar, a dica é aplicar com um pincel ao redor dos lábios, como se estivesse contornando com um lápis, para definir o contorno. Em seguida, use o aplicador de esponjinha do próprio batom e preencha os lábios.

Se o batom for extremamente seco (como os batons líquidos da linha comum da Dailus, por exemplo) passe uma fina camada de lip balm antes para facilitar a aplicação e evitar que craquele.

3. Como aplicar sombra pouco pigmentada e/ou esfarelada

Como consertar sombra esfarelada e outras dicas de maquiagem simples

Comprou uma paletinha e se decepcionou com a pigmentação? Tem alguma sombra que esfarela muito? Não precisa jogar a paletinha e nem a sombra fora!

Se a aplicação de primer ou potencializador de sombra não ajudar muito, experimente passar a sombra com o pincel molhado, geralmente resolve o problema ou pelo menos ameniza. No caso das sombras que esfarelam muito, isso ajuda até a evitar que caia muito pó de sombra no rosto.

Eu achava que isso funcionava apenas com sombras baked, mas certo dia não tive tempo de secar o pincel antes de fazer a  maquiagem e vi que mesmo as sombras comuns que eu tenho aqui ficaram muito melhor quando aplicadas dessa forma! Além disso, a fixação também melhorou.

Se a sombra for daquelas que esfarela, o truque é depositar nas pálpebras com o pincel, encostando-o várias vezes no mesmo lugar, pois se passar normalmente a sombra vai saindo a cada passada do pincel.

4. Como aplicar corretivo

Como aplicar corretivo corretamente

Uma grande descoberta para mim foi usar esponjinhas para espalhar e esfumar o corretivo.

Eu já sei que essa técnica é usada já há um bom tempo, pois eu via naqueles tutoriais em vídeo do Instagram as moças aplicando tudo quanto é produto com esponjas, mas eu nunca dei atenção, achava que não era tão diferente do resultado com pincel.

Isso mudou quando eu resolvi comprar um daqueles kits com 8 esponjinhas triangulares bem baratinhos para fazer nail art, e um dia decidi usar uma delas para espalhar o corretivo e vi o quanto era maravilhoso!

O uso de esponja, além de espalhar melhor o produto, ainda deixa o acabamento mais refinado. Facilita a aplicação de produtos de consistência mais grossa, como corretivos em bastão ou em creme, contribuindo para melhor cobertura.

5. Como fazer o batom durar mais

Como passar batom líquido com facilidade

Eu já falei dessa dica por aqui até mesmo com um passo-a-passo em foto de aplicação de corretivo e batom.

Mas acrescento aqui mais uma dica: aplicar tanto o corretivo quanto o pó compacto, pois assim, além de melhorar a fixação, a cor também é potencializada e o aspecto fica mais seco, quase como um batom matte.

Além disso, enquanto o pó compacto confere o aspecto seco ao batom, o corretivo, quando possui cor mais clara, potencializa a cor, deixando-a mais próxima da cor na bala.

Para finalizar…

Espero que tenha gostado das dicas para facilitar a maquiagem no dia-a-dia, tentei ser bem didática. Qualquer dúvida (ou outras dicas) deixe nos comentários, terei prazer em responder! 🙂

Veja o infográfico abaixo com um resuminho de cada dica de maquiagem descrita neste post:

Dicas de maquiagem simples para iniciantes

O post ajudou você? Então ajude o blog: comente o post e compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]