O cronograma capilar: recuperando cabelos danificados

Está aí um tratamento simples que pode salvar os fios danificados, se feito corretamente: o cronograma capilar, e digo isso por experiência própria. Saiba porquê o Cronograma Capilar é tão bom para os cabelos, o que usar e com qual frequência fazer cada fase do tratamento!

O que é o cronograma capilar e como fazer para recuperar cabelos danificados

Neste post, você verá:

  • Meu breve histórico capilar
  • O que é o Conograma Capilar
  • O que usar em cada fase do Cronograma Capilar
  • Como fazer o Cronograma Capilar
  • Conclusão

Meu breve histórico capilar

Para você entender melhor porquê eu gosto tanto e recomendo o Cronograma Capilar, vou contar rapidmente minhas aventuras capilares e como o Conograma Capilar salvou meu cabelo!

Um dia, resolvi descolori meu cabelo, pois queria ficar loira. Por isso, três meses antes de descolorir eu tinha começado a seguir o cronograma, para não danificar tanto na hora da descoloração.

Meu cabelo ficou praticamente intacto após a descoloração, mas ainda assim continuei seguindo o cronograma, pois o cabelo descolorido precisa de cuidados constantes.

Porém, com o correria da rotina, ficou cada vez mais difícil seguir o cronograma capilar fielmente, a longo prazo. E isto acabou sensibilizando muito o meu cabelo, já que eu estava sempre fazendo prancha e usando tintas para a manutenção da cor.

Depois de perceber como meu cabelo estava sofrido, voltei a seguir o Cronograma Capilar, e recuperei meu cabelo novamente (e a tempo de evitar uma tragédia rsrs)!

Afinal de contas, o que é o Cronograma Capilar?

O cronograma capilar é um tratamento que consiste em três etapas, cada uma delas feita com determinados tipos de máscaras capilares, ou com ingredientes que podem ser misturados em algum creme-base. Mas ele também inclui elementos de tratamento que podem ser usados puros, como óleos e manteigas vegetais, por exemplo.

O que é cronograma capilar, para quê serve e como fazer cronograma capilar em casa

Resumindo, o Cronograma Capilar é um tratamento com três etapas distintas e, portanto, com ingredientes ativos de tratamento diferentes também.

Calma que eu explico melhor cada fase abaixo e a importância de cada uma delas na composição do cronograma!

Hidratação capilar

A hidratação capilar repõe a água nos fios, que pode se perder naturalmente tanto devido à ação do sol e do vento, quanto por causa de processos térmicos, como secador e chapinha, ou processos químicos, como descoloração, relaxamento, progressiva e etc.

Um cabelo bem hidratado pode ser identificado pela maciez, leveza e aspecto saudável.

Nutrição Capilar

Com a nutrição há a reposição lipídica (de gordura) nos fios, o que é importante para manter a flexibilidade e segurar a água adquirida na fase de hidratação.

Um cabelo bem nutrido apresenta volume controlado, redução do frizz e maleabilidade.

Reconstrução Capilar

A reconstrução é a fase responsável pela reposição de queratina e aminoácidos, tais como creatina, lisina, arginina e etc, o que torna o cabelo mais forte e resistente, e contribui para a reposição de massa dos fios.

A reconstrução proporciona fios saudáveis, encorpados e resistentes à quebra.

O que usar em cada fase do Cronograma Capilar

O que usar para hidratação capilar, ingredientes para nutrição capilar e produtos para reconstrução capilar

Geralmente, os cremes que a gente encontra em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos estampam algum desses nomes nas embalagens, mas é bom prestar bastante atenção nisso. Por exemplo, nem sempre um creme que se diz “reconstrutor” na embalagem realmente reconstrói.

Muitas vezes, o produto promete algo que não cumpre, seja por não possuir componentes verdadeiramente hidratantes/nutritivos/reconstrutores ou por possui-los em quantidades mínimas.

Portanto, leia a composição na embalagem do produto. Ela indica os ingredientes presentes e, tendo em vista alguns dos ingredientes na imagem acima, veja se encontra pelo menos um ou mais deles na fórmula.

Dicas de produtos para Cronograma Capilar

Veja só os produtos que já usei e indico para cada fase do Conograma Capilar, caso você queira investir e montar o seu. Clique nas imagens para comprar na Amazon.*

Dicas de produtos para Hidratação Capilar

Dicas de produtos para Nutrição Capilar

Dicas de produtos para Reconstrução Capilar

*Links afiliados, ou seja, ganho uma pequena comissão se você comprar o produto. Não tem nenhum custo extra para você e você me incentiva a manter o blog.

Como fazer o Cronograma Capilar Corretamente

Como fazer cronograma capilar corretamente para recuperar o cabelo

Siga todas as fases. É muito importante ter em mente que não adianta seguir somente uma fase do cronograma capilar, pois uma fase complementa a outra, e o excesso de uma só fase prejudica o cabelo.

Um cabelo realmente saudável é bem hidratado, bem nutrido e reconstruído. Lembrando que a reconstrução é a fase mais forte, por isso deve ser feita com muito cuidado e com menor frequência, especialmente em um cabelo que não esteja tão danificado.

No meu cabelo, por exemplo, eu faço reconstrução somente a cada 15 dias, com queratina líquida ou com creatina em pó (nunca as duas juntas).

Cada fase do cronograma capilar deve ser feita em dias diferentes. Se você fez uma etapa na segunda-feira, espere pelo menos até a quarta-feira para fazer a próxima (ou repetir a mesma etapa, isso é determinado de acordo com a necessidade do seu cabelo).

Observe as necessidades do seu cabelo.

É preciso estar atenta a fatores como:

  • a porosidade: falta de nutrição; um cabelo mau-nutrido não segura a hidratação no fio;
  • a rigidez: torna o cabelo quebradiço quando seco e com aspecto “espetado”, geralmente é causada por excesso de reconstrução. Para corrigir, tem que hidratar e nutrir com maior frequência;
  • leveza excessiva:  cabelo muito armado e sem definição; excesso de hidratação e falta de nutrição;
  • frizz em excesso: falta de nutrição;
  • quebradiço enquanto molhado: indica excesso de maleabilidade, consequência da falta de reconstrução.
Como fazer reconhecimento capilar e casa e saber o que o cabelo precisa

Concluindo

Viu como a falta ou excesso de fases prejudicam o cabelo? Não tem jeito, todas as 3 fases do cronograma capilar são essenciais, pois elas se complementam. Não existe cronograma capilar sem as 3 etapas!

Espero que o post tenha ajudado você a conhecer mais o tão querido Cronograma Capilar, excelente para a manutenção dos cabelos naturais ou quimicamente tratados.

Se tiver quaisquer dúvidas ou sugestões, fique à vontade para deixar nos comentários, vou tentar te ajudar com muito carinho!

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]